A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Giusévilly de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rafante, Heulália Charalo, Maia, Igor Gouveia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258
Resumo: MELLO, Giusévilly de Souza; MAIA , Igor Gouveia; RAFANTE, Heulália Charalo. A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
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spelling A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973)Educação EspecialPolítica EducacionalAPAEMELLO, Giusévilly de Souza; MAIA , Igor Gouveia; RAFANTE, Heulália Charalo. A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)Esse estudo refere-se a uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e consulta bibliográfica, e analisa a influência da sociedade civil, especialmente das Associações de Pais e Amigos do s Excepcionais (APAES), na elaboração das políticas públicas destinadas ao atendimento das crianças “excepcionais’. O recorte temporal vai de 1954, ano da criação da primeira APAE no país, até 1973, ano de criação do Centro Nacional de Educação Especial, o primeiro órgão nacional destinado a organizar a Educação Especial. A pesquisa tem como referencial teórico os princípios gramscianos e será desenvolvida em diferentes frentes relacionadas entre si: exame do contexto histórico; análise da criação da APAES e de sua atuação no período em análise, considerando o ponto de vista técnico e político; investigação das ações do Estado direcionadas à educação dos excepcionais, até a criação do CENESP e dos documentos oficiais emitidos no período (1954-1973); investigação da participação da APAE nesse processo. Esse trabalho busca contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento da Educação Especial brasileira, apresentando mais do que o conteúdo das propostas de política pública, mas também o contexto de sua elaboração, dando maior compreensão a elas, desvelando a teia de relações implicadas nesse processo. Busca-se mapear importantes fundamentos para a área da Educação Especial e para a Educação em geral.2017-10-03T13:51:48Z2017-10-03T13:51:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELLO, G. S.; MAIA , I. G.; RAFANTE, H. C. ; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258Mello, Giusévilly de SouzaRafante, Heulália CharaloMaia, Igor Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:58:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:12.940756Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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