A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26415
Resumo: BARBOSA, Daniel Dos Santos; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
id UFC-7_48fdb2edba014d86fb812dfadcf549ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26415
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtubeComunicaçãoYouTubeMercadoriaBARBOSA, Daniel Dos Santos; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)O presente trabalho se propõe a investigar a mercadoria e o valor - o valor de uso e o valor de troca da mercadoria - a replicação e invenção do valor de uso na web e as implicações simbólicas proporcionadas pelo processo comunicativo a partir dos fenômenos contemporâneos do “unboxing” e “review” no YouTube. Para compreender esse fenômeno a partir das implicações nas comunicações estabelecidas, a pesquisa, de aspecto descritivo e exploratório, baseia-se em um conjunto de autores do campo da comunicação, economia e sociologia e explicita conceitos basilares relacionados ao objeto em estudo. Utilizando os canais específicos do YouTube, os YouTubers e outros vídeos no site sobre “unboxing” e “review” como objeto de pesquisa, a análise revela que o valor de uso, o qual apresenta conotações semióticas, sobrepuja o valor de troca da mercadoria, mostra o esquema de consagração do objeto simbólico e que no processo comunicacional e econômico há a construção da identidade e construção do poder mercadológico da mercadoria proporcionada pelo ambiente colaborativo, interativo e criativo da web e pelos participantes que fazem uso dessa tecnologia.2017-10-05T19:22:05Z2017-10-05T19:22:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARBOSA, D.S.; RIOS, J.R.A.C. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26415Barbosa, Daniel dos SantosRios, José Riverson Araújo Cysneinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:58:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26415Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:58.124975Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
title A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
spellingShingle A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
Barbosa, Daniel dos Santos
Comunicação
YouTube
Mercadoria
title_short A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
title_full A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
title_fullStr A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
title_full_unstemmed A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
title_sort A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube
author Barbosa, Daniel dos Santos
author_facet Barbosa, Daniel dos Santos
Rios, José Riverson Araújo Cysne
author_role author
author2 Rios, José Riverson Araújo Cysne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daniel dos Santos
Rios, José Riverson Araújo Cysne
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
YouTube
Mercadoria
topic Comunicação
YouTube
Mercadoria
description BARBOSA, Daniel Dos Santos; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A comunicação nos processos de valorização da mercadoria nos vídeos de review e unboxing no youtube. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-05T19:22:05Z
2017-10-05T19:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, D.S.; RIOS, J.R.A.C. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26415
identifier_str_mv BARBOSA, D.S.; RIOS, J.R.A.C. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028801222803456