A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045 |
Resumo: | HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009. |
id |
UFC-7_4a38fb27ddcd41d53fd776d327c44859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/23045 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticasLa pedagogia de las competencias y la formación de profesores: breves consideraciones criticasEducaçãoMercado de trabalhoPedagogia das competênciasHOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009.Este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Pedagogia das Competências como tendência atual no campo da formação dos professores, com o intuito de que estes formem indivíduos que atendam às exigências do mercado de trabalho na sociedade contemporânea. O termo competências ganhou força na década de 1990, principalmente a partir das reformas educacionais ocorridas no Brasil para atenderem às demandas do processo de reestruturação produtiva do capital. Para a análise da temática, lançou-se mão dos seguintes autores: Rios (2002), que é defensora da Pedagogia das Competências; Ramos (apud Nomeriano, 2005), que tece uma crítica acerca dessa pedagogia, porém sua crítica se esbarra nos limites do capital; por fim, Nomeriano (2005), que faz a crítica da crítica à luz do referencial teórico marxiano, que é o referencial adotado neste artigo. Além dessas três autoras, mencionam-se Hirata (1994), apontando a pedagogia das competências como um mecanismo utilizado pelo capital para a cooptação psíquica dos trabalhadores; Jimenez (2003), que faz uma crítica dos rebatimentos dessa pedagogia no campo da formação docente; Antunes (2005), de cujos trabalhos pode-se concluir que a referida pedagogia é uma das artimanhas do capital para reproduzir-se como sistema vigente, modificando o mundo do trabalho e exigindo um novo perfil de trabalhador; por fim, Tonet (2003), que propõe o desenvolvimento de atividades emancipadoras que apontem para a superação do capital, o que constitui a tarefa do professor.El artículo presenta una breve discusión sobre la Pedagogía de las Competencias como tendencia actual en el campo de la formación de profesores, con el objetivo de que ellos formen personas de acuerdo con las exigencias del mercado de trabajo en la sociedad contemporánea. La palabra competencias ganó fuerza en los años de 1990, sobretodo a partir de las reformas educacionales ocurridas en Brasil para cumpliren con las demandas del proceso de reestructuración productiva del capital. Para el análisis del asunto, se busca la contribución de los siguientes autores: Rios (2002), que es defensora de la Pedagogia de las Competencias; Ramos (apud Nomeriano, 2005), que hace uma crítica sobre esa pedagogia, pero su crítica se tropeza con los límites del capital; por fin, Nomeriano (2005), que hace uma crítica de la crítica de acuerdo con el referencial teórico marxiano, que es el referencial adoptado en este artículo. También se menciona Hirata (1994), apontando la pedagogia de las competencias como um mecanismo del capital para convencimiento psíquico de los trabajadores; Jimenez (2003), que hace uma crítica de los rebatimientos de esa pedagogía en el área de la formación de profesores; Antunes (2005), de cuyos trabajos se puede concluir que la sobredicha pedagogía es una artimaña del capital para reproducir-se como sistema vigente, modificando el mundo del trabajo y haciendo exigencias sobre la formación de un otro tipo de trabajador; por fin, Tonet (2003), que propone actividades emancipadoras que aponten para la superación del capital. Esto es la tarea de los professores.2017-06-05T14:26:20Z2017-06-05T14:26:20Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHolanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009)1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045Holanda, Francisca Helena de OliveiraFreres, Helena de AraújoGonçalves, Laurinete Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:14:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23045Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:50.474308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas La pedagogia de las competencias y la formación de profesores: breves consideraciones criticas |
title |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
spellingShingle |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas Holanda, Francisca Helena de Oliveira Educação Mercado de trabalho Pedagogia das competências |
title_short |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
title_full |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
title_fullStr |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
title_full_unstemmed |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
title_sort |
A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas |
author |
Holanda, Francisca Helena de Oliveira |
author_facet |
Holanda, Francisca Helena de Oliveira Freres, Helena de Araújo Gonçalves, Laurinete Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Freres, Helena de Araújo Gonçalves, Laurinete Paiva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Francisca Helena de Oliveira Freres, Helena de Araújo Gonçalves, Laurinete Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mercado de trabalho Pedagogia das competências |
topic |
Educação Mercado de trabalho Pedagogia das competências |
description |
HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2017-06-05T14:26:20Z 2017-06-05T14:26:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Holanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009) 1984-4735 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045 |
identifier_str_mv |
Holanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009) 1984-4735 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029027223437312 |