A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Francisca Helena de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freres, Helena de Araújo, Gonçalves, Laurinete Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045
Resumo: HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009.
id UFC-7_4a38fb27ddcd41d53fd776d327c44859
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23045
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticasLa pedagogia de las competencias y la formación de profesores: breves consideraciones criticasEducaçãoMercado de trabalhoPedagogia das competênciasHOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009.Este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Pedagogia das Competências como tendência atual no campo da formação dos professores, com o intuito de que estes formem indivíduos que atendam às exigências do mercado de trabalho na sociedade contemporânea. O termo competências ganhou força na década de 1990, principalmente a partir das reformas educacionais ocorridas no Brasil para atenderem às demandas do processo de reestruturação produtiva do capital. Para a análise da temática, lançou-se mão dos seguintes autores: Rios (2002), que é defensora da Pedagogia das Competências; Ramos (apud Nomeriano, 2005), que tece uma crítica acerca dessa pedagogia, porém sua crítica se esbarra nos limites do capital; por fim, Nomeriano (2005), que faz a crítica da crítica à luz do referencial teórico marxiano, que é o referencial adotado neste artigo. Além dessas três autoras, mencionam-se Hirata (1994), apontando a pedagogia das competências como um mecanismo utilizado pelo capital para a cooptação psíquica dos trabalhadores; Jimenez (2003), que faz uma crítica dos rebatimentos dessa pedagogia no campo da formação docente; Antunes (2005), de cujos trabalhos pode-se concluir que a referida pedagogia é uma das artimanhas do capital para reproduzir-se como sistema vigente, modificando o mundo do trabalho e exigindo um novo perfil de trabalhador; por fim, Tonet (2003), que propõe o desenvolvimento de atividades emancipadoras que apontem para a superação do capital, o que constitui a tarefa do professor.El artículo presenta una breve discusión sobre la Pedagogía de las Competencias como tendencia actual en el campo de la formación de profesores, con el objetivo de que ellos formen personas de acuerdo con las exigencias del mercado de trabajo en la sociedad contemporánea. La palabra competencias ganó fuerza en los años de 1990, sobretodo a partir de las reformas educacionales ocurridas en Brasil para cumpliren con las demandas del proceso de reestructuración productiva del capital. Para el análisis del asunto, se busca la contribución de los siguientes autores: Rios (2002), que es defensora de la Pedagogia de las Competencias; Ramos (apud Nomeriano, 2005), que hace uma crítica sobre esa pedagogia, pero su crítica se tropeza con los límites del capital; por fin, Nomeriano (2005), que hace uma crítica de la crítica de acuerdo con el referencial teórico marxiano, que es el referencial adoptado en este artículo. También se menciona Hirata (1994), apontando la pedagogia de las competencias como um mecanismo del capital para convencimiento psíquico de los trabajadores; Jimenez (2003), que hace uma crítica de los rebatimientos de esa pedagogía en el área de la formación de profesores; Antunes (2005), de cuyos trabajos se puede concluir que la sobredicha pedagogía es una artimaña del capital para reproducir-se como sistema vigente, modificando el mundo del trabajo y haciendo exigencias sobre la formación de un otro tipo de trabajador; por fin, Tonet (2003), que propone actividades emancipadoras que aponten para la superación del capital. Esto es la tarea de los professores.2017-06-05T14:26:20Z2017-06-05T14:26:20Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHolanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009)1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045Holanda, Francisca Helena de OliveiraFreres, Helena de AraújoGonçalves, Laurinete Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:14:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23045Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:50.474308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
La pedagogia de las competencias y la formación de profesores: breves consideraciones criticas
title A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
spellingShingle A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
Holanda, Francisca Helena de Oliveira
Educação
Mercado de trabalho
Pedagogia das competências
title_short A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
title_full A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
title_fullStr A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
title_full_unstemmed A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
title_sort A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas
author Holanda, Francisca Helena de Oliveira
author_facet Holanda, Francisca Helena de Oliveira
Freres, Helena de Araújo
Gonçalves, Laurinete Paiva
author_role author
author2 Freres, Helena de Araújo
Gonçalves, Laurinete Paiva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Francisca Helena de Oliveira
Freres, Helena de Araújo
Gonçalves, Laurinete Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mercado de trabalho
Pedagogia das competências
topic Educação
Mercado de trabalho
Pedagogia das competências
description HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2017-06-05T14:26:20Z
2017-06-05T14:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Holanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009)
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045
identifier_str_mv Holanda, F. H. O.; Freres, H. A.; Gonçalves, L. P. (2009)
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029027223437312