Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosendo Júnior, José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meneses, David Guedes Sousa, Matos, Victor César Fonseca, Andrade Neto, Manoel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
Resumo: O trabalho apresenta o relato de experiência sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) na formação acadêmica e pessoal de estudantes de ensino médio da rede pública, visando uma preparação nas áreas de Matemática, Física e Química para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A técnica usada é a ETMFA (Exposição Introdutória – Tarefa individual – Meta coletiva – Fechamento - Avaliação individual) que é uma forma de transição entre a metodologia tradicional e a da aprendizagem cooperativa. Para as áreas citadas, a metodologia visa propiciar alguns pontos, tais como: clima emocional mais agradável, aproximação do conteúdo para uso prático no cotidiano do estudante, interação aluno – aluno que permite uma melhor compreensão dos termos específicos da área. O compartilhamento do conteúdo estudado, também objetiva uma organização lógica das ideias e uma maior diferenciação de métodos para a resolução de problemas. A metodologia utilizada, ETMFA, é desenvolvida através de 5 etapas. A primeira é expositiva, na qual o professor dá uma pequena introdução de cerca de 1/5 do tempo total da aula; a segunda é a tarefa individual, onde cada integrante do grupo fica responsável por uma parte do conteúdo. Logo em seguida, na terceira etapa, ocorre a atividade em grupo, onde cada um compartilha seu conteúdo e realizam uma meta coletiva. A quarta é o fechamento, em que ocorre uma espécie de revisão de todo o conteúdo trabalhado. A quinta etapa é a avaliação individual, em que é analisada qualitativamente se os estudantes assimilaram de fato, o conteúdo. Esperamos como resultados, uma assiduidade de em média 60 estudantes, onde todos possam além de se prepararem para o ENEM, interiorizar valores sociais, visados pela AC. Pode-se concluir que a metodologia apresentada visa uma formação acadêmica e social do aluno, bem como a necessidade de uma preparação específica para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.
id UFC-7_4aa4c7be2605a283e051b6e1f85d05c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43153
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativaETMFACooperaçãoAprendizagemO trabalho apresenta o relato de experiência sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) na formação acadêmica e pessoal de estudantes de ensino médio da rede pública, visando uma preparação nas áreas de Matemática, Física e Química para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A técnica usada é a ETMFA (Exposição Introdutória – Tarefa individual – Meta coletiva – Fechamento - Avaliação individual) que é uma forma de transição entre a metodologia tradicional e a da aprendizagem cooperativa. Para as áreas citadas, a metodologia visa propiciar alguns pontos, tais como: clima emocional mais agradável, aproximação do conteúdo para uso prático no cotidiano do estudante, interação aluno – aluno que permite uma melhor compreensão dos termos específicos da área. O compartilhamento do conteúdo estudado, também objetiva uma organização lógica das ideias e uma maior diferenciação de métodos para a resolução de problemas. A metodologia utilizada, ETMFA, é desenvolvida através de 5 etapas. A primeira é expositiva, na qual o professor dá uma pequena introdução de cerca de 1/5 do tempo total da aula; a segunda é a tarefa individual, onde cada integrante do grupo fica responsável por uma parte do conteúdo. Logo em seguida, na terceira etapa, ocorre a atividade em grupo, onde cada um compartilha seu conteúdo e realizam uma meta coletiva. A quarta é o fechamento, em que ocorre uma espécie de revisão de todo o conteúdo trabalhado. A quinta etapa é a avaliação individual, em que é analisada qualitativamente se os estudantes assimilaram de fato, o conteúdo. Esperamos como resultados, uma assiduidade de em média 60 estudantes, onde todos possam além de se prepararem para o ENEM, interiorizar valores sociais, visados pela AC. Pode-se concluir que a metodologia apresentada visa uma formação acadêmica e social do aluno, bem como a necessidade de uma preparação específica para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.2019-06-26T18:45:18Z2019-06-26T18:45:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROSENDO JÚNIOR, José et al. Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153Rosendo Júnior, JoséMeneses, David Guedes SousaMatos, Victor César FonsecaAndrade Neto, Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:37:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43153Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:35.049887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
title Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
spellingShingle Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
Rosendo Júnior, José
ETMFA
Cooperação
Aprendizagem
title_short Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
title_full Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
title_fullStr Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
title_sort Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
author Rosendo Júnior, José
author_facet Rosendo Júnior, José
Meneses, David Guedes Sousa
Matos, Victor César Fonseca
Andrade Neto, Manoel
author_role author
author2 Meneses, David Guedes Sousa
Matos, Victor César Fonseca
Andrade Neto, Manoel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosendo Júnior, José
Meneses, David Guedes Sousa
Matos, Victor César Fonseca
Andrade Neto, Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv ETMFA
Cooperação
Aprendizagem
topic ETMFA
Cooperação
Aprendizagem
description O trabalho apresenta o relato de experiência sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) na formação acadêmica e pessoal de estudantes de ensino médio da rede pública, visando uma preparação nas áreas de Matemática, Física e Química para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A técnica usada é a ETMFA (Exposição Introdutória – Tarefa individual – Meta coletiva – Fechamento - Avaliação individual) que é uma forma de transição entre a metodologia tradicional e a da aprendizagem cooperativa. Para as áreas citadas, a metodologia visa propiciar alguns pontos, tais como: clima emocional mais agradável, aproximação do conteúdo para uso prático no cotidiano do estudante, interação aluno – aluno que permite uma melhor compreensão dos termos específicos da área. O compartilhamento do conteúdo estudado, também objetiva uma organização lógica das ideias e uma maior diferenciação de métodos para a resolução de problemas. A metodologia utilizada, ETMFA, é desenvolvida através de 5 etapas. A primeira é expositiva, na qual o professor dá uma pequena introdução de cerca de 1/5 do tempo total da aula; a segunda é a tarefa individual, onde cada integrante do grupo fica responsável por uma parte do conteúdo. Logo em seguida, na terceira etapa, ocorre a atividade em grupo, onde cada um compartilha seu conteúdo e realizam uma meta coletiva. A quarta é o fechamento, em que ocorre uma espécie de revisão de todo o conteúdo trabalhado. A quinta etapa é a avaliação individual, em que é analisada qualitativamente se os estudantes assimilaram de fato, o conteúdo. Esperamos como resultados, uma assiduidade de em média 60 estudantes, onde todos possam além de se prepararem para o ENEM, interiorizar valores sociais, visados pela AC. Pode-se concluir que a metodologia apresentada visa uma formação acadêmica e social do aluno, bem como a necessidade de uma preparação específica para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-26T18:45:18Z
2019-06-26T18:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSENDO JÚNIOR, José et al. Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
identifier_str_mv ROSENDO JÚNIOR, José et al. Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028741456068608