Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallago, Maria Lúcia Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662
Resumo: Tenciono, de início, estabelecer os limites dessa palestra, favorecendo uma comunicação mais espontânea. A reconstituição da nossa caminhada oferecerá alguns pontos de referência para uma análise que se pretende sobre a formação do educador. Inicialmente a opção pelo Curso Normal em colégio religioso. A preferência pelo Curso Normal para a maioria se deve à imagem do curso científico como difícil e árduo, embora para ter acesso ao curso normal o candidato tivesse que se submeter a um exame vestibular, constando de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nos bastidores, discutia-se a importância da vocação para ensinar, em geral, interpretada pelos jovens postulantes como o amor à criança ou mesmo o jeito para lidar com crianças. Outras características de caráter igualmente idealista eram acrescentadas, como paciência e espírito de cooperação, bem ao gosto dos autores da Didática na época. O Curso Normal, na sua proposta, procurava afinar-se com o movimento da Pedagogia Nova, empregando métodos ativos de ensino, de liberdade, de ensino baseado em jogos, respeito à iniciativa do aluno etc. A prática, no entanto, era repetitiva, conteudística e autoritária. Os dois primeiros anos de Curso Normal visavam a uma formação de cultura geral, incluindo Português, Matemática, Física e Química, Anatomia, Desenho, Canto Orfeônico e Francês. No último ano, estudavam-se Psicologia, Metodologia, Biologia, Higiene, Filosofia da Educação, Sociologia Educacional e Antropogeografia.[...]
id UFC-7_4c41e0d00ddbe3c3c2209e955b8c9021
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40662
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACEDFaculdade de Educação - UFCCurso NormalCurso de PedagogiaFormação do educadorTenciono, de início, estabelecer os limites dessa palestra, favorecendo uma comunicação mais espontânea. A reconstituição da nossa caminhada oferecerá alguns pontos de referência para uma análise que se pretende sobre a formação do educador. Inicialmente a opção pelo Curso Normal em colégio religioso. A preferência pelo Curso Normal para a maioria se deve à imagem do curso científico como difícil e árduo, embora para ter acesso ao curso normal o candidato tivesse que se submeter a um exame vestibular, constando de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nos bastidores, discutia-se a importância da vocação para ensinar, em geral, interpretada pelos jovens postulantes como o amor à criança ou mesmo o jeito para lidar com crianças. Outras características de caráter igualmente idealista eram acrescentadas, como paciência e espírito de cooperação, bem ao gosto dos autores da Didática na época. O Curso Normal, na sua proposta, procurava afinar-se com o movimento da Pedagogia Nova, empregando métodos ativos de ensino, de liberdade, de ensino baseado em jogos, respeito à iniciativa do aluno etc. A prática, no entanto, era repetitiva, conteudística e autoritária. Os dois primeiros anos de Curso Normal visavam a uma formação de cultura geral, incluindo Português, Matemática, Física e Química, Anatomia, Desenho, Canto Orfeônico e Francês. No último ano, estudavam-se Psicologia, Metodologia, Biologia, Higiene, Filosofia da Educação, Sociologia Educacional e Antropogeografia.[...]Edições UFC2019-04-08T18:43:04Z2019-04-08T18:43:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfDALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 30-39.978-85-7282-617-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662Dallago, Maria Lúcia Lopesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-08T18:43:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-04-08T18:43:04Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
title Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
spellingShingle Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
Dallago, Maria Lúcia Lopes
Faculdade de Educação - UFC
Curso Normal
Curso de Pedagogia
Formação do educador
title_short Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
title_full Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
title_fullStr Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
title_full_unstemmed Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
title_sort Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED
author Dallago, Maria Lúcia Lopes
author_facet Dallago, Maria Lúcia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallago, Maria Lúcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Faculdade de Educação - UFC
Curso Normal
Curso de Pedagogia
Formação do educador
topic Faculdade de Educação - UFC
Curso Normal
Curso de Pedagogia
Formação do educador
description Tenciono, de início, estabelecer os limites dessa palestra, favorecendo uma comunicação mais espontânea. A reconstituição da nossa caminhada oferecerá alguns pontos de referência para uma análise que se pretende sobre a formação do educador. Inicialmente a opção pelo Curso Normal em colégio religioso. A preferência pelo Curso Normal para a maioria se deve à imagem do curso científico como difícil e árduo, embora para ter acesso ao curso normal o candidato tivesse que se submeter a um exame vestibular, constando de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nos bastidores, discutia-se a importância da vocação para ensinar, em geral, interpretada pelos jovens postulantes como o amor à criança ou mesmo o jeito para lidar com crianças. Outras características de caráter igualmente idealista eram acrescentadas, como paciência e espírito de cooperação, bem ao gosto dos autores da Didática na época. O Curso Normal, na sua proposta, procurava afinar-se com o movimento da Pedagogia Nova, empregando métodos ativos de ensino, de liberdade, de ensino baseado em jogos, respeito à iniciativa do aluno etc. A prática, no entanto, era repetitiva, conteudística e autoritária. Os dois primeiros anos de Curso Normal visavam a uma formação de cultura geral, incluindo Português, Matemática, Física e Química, Anatomia, Desenho, Canto Orfeônico e Francês. No último ano, estudavam-se Psicologia, Metodologia, Biologia, Higiene, Filosofia da Educação, Sociologia Educacional e Antropogeografia.[...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-08T18:43:04Z
2019-04-08T18:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 30-39.
978-85-7282-617-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662
identifier_str_mv DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 30-39.
978-85-7282-617-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935822610235392