Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas
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Data de Publicação: | 1986 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21919 |
Resumo: | SCHILLING, Elisabeth. Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 41-63, 1986. |
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Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivasIntroversãoExtroversãoDogmatismoCapacidade cognitivaSCHILLING, Elisabeth. Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 41-63, 1986.Ao longo da História tem-se observado o empenho dos investigadores, em seus trabalhos, tentando estabelecer relações explicativas precisas entre a personalidade e situações como rendimento acadêmico, produtividade no trabalho, surgimento de determinadas doenças, facilidade e dificuldade nas operações cognitivas, adaptabilidade, vulnerabilidade ao stress e outras. Os experimentos levados a efeito, para explicar a dinâmica das relações entre os aspectos da configuração personalógica e a maioria das situações mencionadas acima, evidenciaram resultados imprecisos de modo a dificultar o estabelecimento "de proposições claras e precisas. Acredita-se que isto deve-se, particularmente, à complexidade da personalidade, pois este é um tópico da Psicologia que apresenta várias definições, onde umas se completam e outras se contrapõem, além de se observar, também, diversas ambiguidades. Sabe-se, também, da dificuldade de planejar experimentos em Psicologia, pois seus tópicos, na maioria das vezes, não possibilitam ao investigador uma operacionalização clara para se obter a precisão desejada.Revista Educação em Debate2017-02-08T16:51:04Z2017-02-08T16:51:04Z1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSchilling, E. (1986)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21919Schilling, Elisabethinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:07:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21919Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:22.900655Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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