Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana. |
id |
UFC-7_4db15a81d7c56cc323c9b060623476b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/32297 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidasIniciação musicalFormação humanaMusicalizaçãoO presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana.2018-05-25T14:24:14Z2018-05-25T14:24:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas deYing, Liu Maninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:56:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32297Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:47.989885Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
title |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
spellingShingle |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de Iniciação musical Formação humana Musicalização |
title_short |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
title_full |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
title_fullStr |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
title_full_unstemmed |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
title_sort |
Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
author |
Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de |
author_facet |
Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de Ying, Liu Man |
author_role |
author |
author2 |
Ying, Liu Man |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de Ying, Liu Man |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação musical Formação humana Musicalização |
topic |
Iniciação musical Formação humana Musicalização |
description |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-05-25T14:24:14Z 2018-05-25T14:24:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297 |
identifier_str_mv |
ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028750712897536 |