Projeto Jacques Klein: ressoando vidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ying, Liu Man
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana.
id UFC-7_4db15a81d7c56cc323c9b060623476b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32297
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Projeto Jacques Klein: ressoando vidasIniciação musicalFormação humanaMusicalizaçãoO presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana.2018-05-25T14:24:14Z2018-05-25T14:24:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas deYing, Liu Maninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:56:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32297Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:47.989885Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
title Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
spellingShingle Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
Iniciação musical
Formação humana
Musicalização
title_short Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
title_full Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
title_fullStr Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
title_full_unstemmed Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
title_sort Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
author Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
author_facet Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
Ying, Liu Man
author_role author
author2 Ying, Liu Man
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
Ying, Liu Man
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação musical
Formação humana
Musicalização
topic Iniciação musical
Formação humana
Musicalização
description O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-05-25T14:24:14Z
2018-05-25T14:24:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
identifier_str_mv ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028750712897536