Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sarah Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158
Resumo: As neoplasias primárias cerebrais são os tumores sólidos mais comuns na infância, representando até 20% de todos os tumores. Pacientes pediátricos internados para o tratamento e ressecção de tumores necessitam de cuidados e planos assistenciais de enfermagem. Aplicar o Processo de Enfermagem proporciona melhora a qualidade da assistência, permite um olhar individualizado e um cuidado efetivo para os pacientes. Este tem como objetivos: identificar os diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia II da NANDA-I para o planejamento da assistência de enfermagem em pacientes com tumores cerebrais e propor as intervenções de enfermagem, segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) a partir dos diagnósticos de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. Trata-se de um estudo analítico observacional, retrospectivo. Foram analisados 16 prontuários de pacientes internados entre janeiro de 2017 a agosto de 2018, entre 0 a 18 anos, em um Hospital Infantil da cidade de Fortaleza – Ceará, com diagnóstico de Neoplasia maligna do cérebro, exceto lobos e ventrículos, conforme CID10. Os dados foram coletados e postos em tabelas no Excel, posteriormente transformados em tabelas e gráficos. De acordo com a análise dos prontuários, pode-se identificar 17 títulos diagnósticos de enfermagem diferentes. Desses, quatro foram observados para mais de 50% dos pacientes, sendo que dois foram elaborados para mais de 80% dos pacientes. Foram estabelecidas as principais intervenções de acordo com os diagnósticos encontrados e os resultados esperados. Os cuidados estabelecidos evidenciam que a assistência de enfermagem a pacientes com tumores cerebrais necessita de intensidade de surprevisão maior. Conhecer os diagnósticos e intervenções de enfermagem necessárias para o cuidado adequado desses pacientes aprimora a prática clínica e embasa o cuidado em conhecimento técnico.
id UFC-7_4dd08caf94a13a757b3277b52993360f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38158
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebraisNeoplasiasDiagnóstico de EnfermagemRegistros de EnfermagemAs neoplasias primárias cerebrais são os tumores sólidos mais comuns na infância, representando até 20% de todos os tumores. Pacientes pediátricos internados para o tratamento e ressecção de tumores necessitam de cuidados e planos assistenciais de enfermagem. Aplicar o Processo de Enfermagem proporciona melhora a qualidade da assistência, permite um olhar individualizado e um cuidado efetivo para os pacientes. Este tem como objetivos: identificar os diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia II da NANDA-I para o planejamento da assistência de enfermagem em pacientes com tumores cerebrais e propor as intervenções de enfermagem, segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) a partir dos diagnósticos de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. Trata-se de um estudo analítico observacional, retrospectivo. Foram analisados 16 prontuários de pacientes internados entre janeiro de 2017 a agosto de 2018, entre 0 a 18 anos, em um Hospital Infantil da cidade de Fortaleza – Ceará, com diagnóstico de Neoplasia maligna do cérebro, exceto lobos e ventrículos, conforme CID10. Os dados foram coletados e postos em tabelas no Excel, posteriormente transformados em tabelas e gráficos. De acordo com a análise dos prontuários, pode-se identificar 17 títulos diagnósticos de enfermagem diferentes. Desses, quatro foram observados para mais de 50% dos pacientes, sendo que dois foram elaborados para mais de 80% dos pacientes. Foram estabelecidas as principais intervenções de acordo com os diagnósticos encontrados e os resultados esperados. Os cuidados estabelecidos evidenciam que a assistência de enfermagem a pacientes com tumores cerebrais necessita de intensidade de surprevisão maior. Conhecer os diagnósticos e intervenções de enfermagem necessárias para o cuidado adequado desses pacientes aprimora a prática clínica e embasa o cuidado em conhecimento técnico.Dodt, Regina Cláudia MeloReis, Sarah Cavalcante2018-12-18T13:54:39Z2018-12-18T13:54:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, S. C. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T13:54:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:35.834121Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
title Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
spellingShingle Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
Reis, Sarah Cavalcante
Neoplasias
Diagnóstico de Enfermagem
Registros de Enfermagem
title_short Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
title_full Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
title_fullStr Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
title_full_unstemmed Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
title_sort Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
author Reis, Sarah Cavalcante
author_facet Reis, Sarah Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dodt, Regina Cláudia Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sarah Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias
Diagnóstico de Enfermagem
Registros de Enfermagem
topic Neoplasias
Diagnóstico de Enfermagem
Registros de Enfermagem
description As neoplasias primárias cerebrais são os tumores sólidos mais comuns na infância, representando até 20% de todos os tumores. Pacientes pediátricos internados para o tratamento e ressecção de tumores necessitam de cuidados e planos assistenciais de enfermagem. Aplicar o Processo de Enfermagem proporciona melhora a qualidade da assistência, permite um olhar individualizado e um cuidado efetivo para os pacientes. Este tem como objetivos: identificar os diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia II da NANDA-I para o planejamento da assistência de enfermagem em pacientes com tumores cerebrais e propor as intervenções de enfermagem, segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) a partir dos diagnósticos de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. Trata-se de um estudo analítico observacional, retrospectivo. Foram analisados 16 prontuários de pacientes internados entre janeiro de 2017 a agosto de 2018, entre 0 a 18 anos, em um Hospital Infantil da cidade de Fortaleza – Ceará, com diagnóstico de Neoplasia maligna do cérebro, exceto lobos e ventrículos, conforme CID10. Os dados foram coletados e postos em tabelas no Excel, posteriormente transformados em tabelas e gráficos. De acordo com a análise dos prontuários, pode-se identificar 17 títulos diagnósticos de enfermagem diferentes. Desses, quatro foram observados para mais de 50% dos pacientes, sendo que dois foram elaborados para mais de 80% dos pacientes. Foram estabelecidas as principais intervenções de acordo com os diagnósticos encontrados e os resultados esperados. Os cuidados estabelecidos evidenciam que a assistência de enfermagem a pacientes com tumores cerebrais necessita de intensidade de surprevisão maior. Conhecer os diagnósticos e intervenções de enfermagem necessárias para o cuidado adequado desses pacientes aprimora a prática clínica e embasa o cuidado em conhecimento técnico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18T13:54:39Z
2018-12-18T13:54:39Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, S. C. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158
identifier_str_mv REIS, S. C. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028881970495488