Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
id |
UFSC_436f687605f59f98f86dc851f24d23a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218114 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básicacriatividadepensamento computacionaleducação básicaensino computacionalcomputaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.O século XXI requer novas habilidades que são cada vez mais valorizadas para um desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho, conhecidas como habilidades do século XXI. Faz parte dessas habilidades a criatividade, que aborda as dimensões de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Portanto, a importância do incentivo da criatividade na Educação Básica é cada vez mais concreta. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento dessa habilidade é a inserção do ensino da computação já na escola. Assim, no contexto educacional faz parte a avaliação dessa habilidade relacionada com a computação. Atualmente já existem vários modelos de avaliação de criatividade, abordando dimensões diferentes, evidenciando uma falta de consenso em como avaliar. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido o modelo de avaliação SCORE a fim de avaliar criatividade no ensino da computação na Educação Básica, visto que não existem modelos específicos para este meio. O instrumento decompõe a criatividade em oito fatores: “personalidade criatividade e curiosidade”, “amplia habilidades e conhecimentos”, “conexão”, “ousadia”, “originalidade”, “fluência”, “flexibilidade” e “elaboração”. Os resultados da avaliação, com base em uma amostra de 76 estudantes da Educação Básica, indicam uma excelente confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo também apresentou ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte, sugerindo a exclusão desses itens. A análise da amostra total (n = 197), com respostas do ensino superior, confirma os resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica. Dessa forma, espera-se obter um modelo capaz de avaliar a criatividade com o ensino da computação e aumentar o interesse em introduzi-lo em mais escolas da Educação Básica no Brasil.Florianópolis, SCWangenheim, Christiane Gresse vonAlves, Nathalia da CruzUniversidade Federal de Santa CatarinaLehmkuhl, Géssica2020-12-07T22:30:53Z2020-12-07T22:30:53Z2020-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-07T22:30:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-07T22:30:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
title |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica Lehmkuhl, Géssica criatividade pensamento computacional educação básica ensino computacional computação |
title_short |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
title_full |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
title_sort |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
author |
Lehmkuhl, Géssica |
author_facet |
Lehmkuhl, Géssica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wangenheim, Christiane Gresse von Alves, Nathalia da Cruz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lehmkuhl, Géssica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade pensamento computacional educação básica ensino computacional computação |
topic |
criatividade pensamento computacional educação básica ensino computacional computação |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07T22:30:53Z 2020-12-07T22:30:53Z 2020-11-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652082245271552 |