Educação indígena sob a tutela da legislação: o desafio da afirmação étnica e cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tereza Cristina Cruz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48018
Resumo: Os antropólogos, educadores e pesquisadores vêm destacando novas oportunidades educativas para as comunidades indígenas, a partir do atual ordenamento jurídico, gerado nacionalmente no plano federal, principalmente, e com desdobramentos em âmbito estadual. No Brasil, a educação indígena passou por uma estruturação disciplinada na legislação, composta de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, reflexo de movimentos indígenas e de apoio aos direitos dos índios. As garantias consagradas na legislação ensejaram o surgimento da escola indígena e, assim, contribuíram para a sua afirmação étnica e cultural. É preciso,no entanto, reconhecer que a educação diferenciada está em franca elaboração. O objetivo deste artigo é refleti r acerca da educação dos povos indígenas brasileiros, no que diz respeito à Educação Escolar, mostrando algumas de suas dificuldades. (...)
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