Educação indígena sob a tutela da legislação: o desafio da afirmação étnica e cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48018 |
Resumo: | Os antropólogos, educadores e pesquisadores vêm destacando novas oportunidades educativas para as comunidades indígenas, a partir do atual ordenamento jurídico, gerado nacionalmente no plano federal, principalmente, e com desdobramentos em âmbito estadual. No Brasil, a educação indígena passou por uma estruturação disciplinada na legislação, composta de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, reflexo de movimentos indígenas e de apoio aos direitos dos índios. As garantias consagradas na legislação ensejaram o surgimento da escola indígena e, assim, contribuíram para a sua afirmação étnica e cultural. É preciso,no entanto, reconhecer que a educação diferenciada está em franca elaboração. O objetivo deste artigo é refleti r acerca da educação dos povos indígenas brasileiros, no que diz respeito à Educação Escolar, mostrando algumas de suas dificuldades. (...) |
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