A escola como espaço de formação moral e ética: Reflexões sobre a indisciplina escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Nádia Meireles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43081
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar a temática da indisciplina escolar. Especificamente, intenciona: i) refletir sobre a ética e a construção do juízo moral; ii) diferenciar os conceitos de indisciplina, violência, incivilidade e conflito; iii) apresentar sugestões práticas para que o professor possa lidar melhor com a indisciplina em sala de aula e na escola. Para esse propósito, foi realizado um estudo bibliográfico, sobre a indisciplina escolar, um tema de grande interesse dos professores, nos dias de hoje, devido ao amplo desrespeito observado, pelos mais jovens, às figuras de autoridade, dentre elas o professor, quando comparados ao comportamento da juventude de épocas passadas. Justifica-se este estudo também por causa da disseminação da violência, da ausência de limites verificada em crianças e adolescentes na sociedade contemporânea e da falta de maior investimento dos pais e professores na formação moral do aprendiz. O estudo sobre indisciplina comporta reflexões mais amplas sobre ética, moral, violência, incivilidade e conflito. Exploramos a indisciplina como uma atitude que está em desacordo com as regras estabelecidas e que pode ser trabalhada pedagogicamente em prol da cidadania. Diferenciamos as noções de autoridade e autoritarismo, assinalando a importância da autoridade nas interações sociais e no espaço da sala de aula. O docente ocupa o papel de uma autoridade instituída socialmente no processo formal de aprendizagem. Nesse sentido, o professor e a comunidade escolar podem intervir na formação do aluno a fim de que este atinja uma consciência autônoma sobre a importância que as regras e os princípios apresentam na qualidade das relações humanas e da vida em sociedade. Uma Educação voltada para a moral e a ética, além dos conteúdos escolares, colabora ativamente para o exercício pleno da cidadania, em que o educando se torna capaz de tomar decisões e de agir visando ao bem comum e à qualidade das relações humanas.
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