A escola como espaço de formação moral e ética: Reflexões sobre a indisciplina escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43081 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar a temática da indisciplina escolar. Especificamente, intenciona: i) refletir sobre a ética e a construção do juízo moral; ii) diferenciar os conceitos de indisciplina, violência, incivilidade e conflito; iii) apresentar sugestões práticas para que o professor possa lidar melhor com a indisciplina em sala de aula e na escola. Para esse propósito, foi realizado um estudo bibliográfico, sobre a indisciplina escolar, um tema de grande interesse dos professores, nos dias de hoje, devido ao amplo desrespeito observado, pelos mais jovens, às figuras de autoridade, dentre elas o professor, quando comparados ao comportamento da juventude de épocas passadas. Justifica-se este estudo também por causa da disseminação da violência, da ausência de limites verificada em crianças e adolescentes na sociedade contemporânea e da falta de maior investimento dos pais e professores na formação moral do aprendiz. O estudo sobre indisciplina comporta reflexões mais amplas sobre ética, moral, violência, incivilidade e conflito. Exploramos a indisciplina como uma atitude que está em desacordo com as regras estabelecidas e que pode ser trabalhada pedagogicamente em prol da cidadania. Diferenciamos as noções de autoridade e autoritarismo, assinalando a importância da autoridade nas interações sociais e no espaço da sala de aula. O docente ocupa o papel de uma autoridade instituída socialmente no processo formal de aprendizagem. Nesse sentido, o professor e a comunidade escolar podem intervir na formação do aluno a fim de que este atinja uma consciência autônoma sobre a importância que as regras e os princípios apresentam na qualidade das relações humanas e da vida em sociedade. Uma Educação voltada para a moral e a ética, além dos conteúdos escolares, colabora ativamente para o exercício pleno da cidadania, em que o educando se torna capaz de tomar decisões e de agir visando ao bem comum e à qualidade das relações humanas. |
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A escola como espaço de formação moral e ética: Reflexões sobre a indisciplina escolarMotivação na educaçãoDisciplina escolarViolência na escolaPsicologia educacionalEducação - Finalidades e objetivosEducação - Aspectos sociaisEducação - Aspectos morais e éticosEste trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar a temática da indisciplina escolar. Especificamente, intenciona: i) refletir sobre a ética e a construção do juízo moral; ii) diferenciar os conceitos de indisciplina, violência, incivilidade e conflito; iii) apresentar sugestões práticas para que o professor possa lidar melhor com a indisciplina em sala de aula e na escola. Para esse propósito, foi realizado um estudo bibliográfico, sobre a indisciplina escolar, um tema de grande interesse dos professores, nos dias de hoje, devido ao amplo desrespeito observado, pelos mais jovens, às figuras de autoridade, dentre elas o professor, quando comparados ao comportamento da juventude de épocas passadas. Justifica-se este estudo também por causa da disseminação da violência, da ausência de limites verificada em crianças e adolescentes na sociedade contemporânea e da falta de maior investimento dos pais e professores na formação moral do aprendiz. O estudo sobre indisciplina comporta reflexões mais amplas sobre ética, moral, violência, incivilidade e conflito. Exploramos a indisciplina como uma atitude que está em desacordo com as regras estabelecidas e que pode ser trabalhada pedagogicamente em prol da cidadania. Diferenciamos as noções de autoridade e autoritarismo, assinalando a importância da autoridade nas interações sociais e no espaço da sala de aula. O docente ocupa o papel de uma autoridade instituída socialmente no processo formal de aprendizagem. Nesse sentido, o professor e a comunidade escolar podem intervir na formação do aluno a fim de que este atinja uma consciência autônoma sobre a importância que as regras e os princípios apresentam na qualidade das relações humanas e da vida em sociedade. Uma Educação voltada para a moral e a ética, além dos conteúdos escolares, colabora ativamente para o exercício pleno da cidadania, em que o educando se torna capaz de tomar decisões e de agir visando ao bem comum e à qualidade das relações humanas.Viana, Tania VicenteTeixeira, Nádia Meireles2019-06-26T13:48:43Z2019-06-26T13:48:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEIXEIRA, N. M. A escola como espaço de formação moral e ética: Reflexões sobre a indisciplina escolar. 2014. 49 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43081porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T13:48:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43081Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:19.209372Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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