Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Kilmer Coelho
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pinheiro, José César Vieira, Campos, Robério Telmo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5000
Resumo: Objetiva-se identificar aspectos sociais, técnicos e econômicos do produtor irrigante do Município de Guaiúba, Estado do Ceará. Os dados utilizados são de natureza primária obtidos através da aplicação de questionários. Fazem-se as análises tabular e descritiva dos dados, para em seguida calcular indicadores de rentabilidade. Os irrigantes têm um baixo nível de escolaridade. A maioria dos agricultores (90,48%) se dedica a irrigação há mais de 6 anos. Com relação à condição legal da propriedade, quase três quartos dos produtores são proprietários e o restante não apresenta o título de posse da terra. Em sua maioria, o produtor é quem decide o que e quanto produzir sem seguir nenhum plano proposto ou orientação de técnicos da EMATERCE/Cooperativas. Predomina a utilização de sistemas de irrigação pouco poupadores de água tais como, aspersão convencional, sulco, inundação e pivô central. Para muitos produtores da amostra, as atividades geraram retornos positivos, enquanto que sete apresentaram-se com prejuízos. Contudo, dentre estes, quase todos adquiriram margens líquidas positivas, significando que a atividade está remunerando a mão-de-obra familiar, as depreciações e, até mesmo, parte do capital empatado.
id UFC-7_516dbe9bde6bf962bd3a7532f8eb0eda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5000
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do CearáAnálise socioeconômicaIrriganteCearáObjetiva-se identificar aspectos sociais, técnicos e econômicos do produtor irrigante do Município de Guaiúba, Estado do Ceará. Os dados utilizados são de natureza primária obtidos através da aplicação de questionários. Fazem-se as análises tabular e descritiva dos dados, para em seguida calcular indicadores de rentabilidade. Os irrigantes têm um baixo nível de escolaridade. A maioria dos agricultores (90,48%) se dedica a irrigação há mais de 6 anos. Com relação à condição legal da propriedade, quase três quartos dos produtores são proprietários e o restante não apresenta o título de posse da terra. Em sua maioria, o produtor é quem decide o que e quanto produzir sem seguir nenhum plano proposto ou orientação de técnicos da EMATERCE/Cooperativas. Predomina a utilização de sistemas de irrigação pouco poupadores de água tais como, aspersão convencional, sulco, inundação e pivô central. Para muitos produtores da amostra, as atividades geraram retornos positivos, enquanto que sete apresentaram-se com prejuízos. Contudo, dentre estes, quase todos adquiriram margens líquidas positivas, significando que a atividade está remunerando a mão-de-obra familiar, as depreciações e, até mesmo, parte do capital empatado.Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 442013-06-11T18:42:27Z2013-06-11T18:42:27Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPOS, Kilmer Coelho; PINHEIRO, José César Vieira; CAMPOS, Robério Telmo. Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-CE. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-19, 2006.0103-20031806-9479http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5000Campos, Kilmer CoelhoPinheiro, José César VieiraCampos, Robério Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-20T16:32:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5000Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:40.457749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
title Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
spellingShingle Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
Campos, Kilmer Coelho
Análise socioeconômica
Irrigante
Ceará
title_short Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
title_full Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
title_fullStr Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
title_full_unstemmed Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
title_sort Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará
author Campos, Kilmer Coelho
author_facet Campos, Kilmer Coelho
Pinheiro, José César Vieira
Campos, Robério Telmo
author_role author
author2 Pinheiro, José César Vieira
Campos, Robério Telmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Kilmer Coelho
Pinheiro, José César Vieira
Campos, Robério Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise socioeconômica
Irrigante
Ceará
topic Análise socioeconômica
Irrigante
Ceará
description Objetiva-se identificar aspectos sociais, técnicos e econômicos do produtor irrigante do Município de Guaiúba, Estado do Ceará. Os dados utilizados são de natureza primária obtidos através da aplicação de questionários. Fazem-se as análises tabular e descritiva dos dados, para em seguida calcular indicadores de rentabilidade. Os irrigantes têm um baixo nível de escolaridade. A maioria dos agricultores (90,48%) se dedica a irrigação há mais de 6 anos. Com relação à condição legal da propriedade, quase três quartos dos produtores são proprietários e o restante não apresenta o título de posse da terra. Em sua maioria, o produtor é quem decide o que e quanto produzir sem seguir nenhum plano proposto ou orientação de técnicos da EMATERCE/Cooperativas. Predomina a utilização de sistemas de irrigação pouco poupadores de água tais como, aspersão convencional, sulco, inundação e pivô central. Para muitos produtores da amostra, as atividades geraram retornos positivos, enquanto que sete apresentaram-se com prejuízos. Contudo, dentre estes, quase todos adquiriram margens líquidas positivas, significando que a atividade está remunerando a mão-de-obra familiar, as depreciações e, até mesmo, parte do capital empatado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2013-06-11T18:42:27Z
2013-06-11T18:42:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Kilmer Coelho; PINHEIRO, José César Vieira; CAMPOS, Robério Telmo. Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-CE. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-19, 2006.
0103-2003
1806-9479
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5000
identifier_str_mv CAMPOS, Kilmer Coelho; PINHEIRO, José César Vieira; CAMPOS, Robério Telmo. Análise socioeconômica do irrigante da bacia hidrográfica metropolitana, estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-CE. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-19, 2006.
0103-2003
1806-9479
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 44
publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 44
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028987121696768