Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Manuel Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41584
Resumo: O presente trabalho demonstra a articulação e necessária determinação ideológica que deve existir entre o planejamento e a avaliação na escola. Para tanto, aborda que há uma ideologia determinante, intrinsecamente, ligada ao ato de planejar, pois o mesmo é carregado de intencionalidade humana. Essa intencionalidade nas ações pedagógicas, previstas no planejamento escolar, pode ser motivado pelo comprometimento ideológico de quem o idealiza, conduzindo o aprendizado do aluno para este fim, em que acredita e formulou suas ideias, partindo de teorias pré-existentes. Ademais, no meio escolar, o planejamento pode ser utilizado como modo de prever a administração de recursos, portanto, acaba sendo influenciado por questões das relações sociais entre escola, professores e alunos, além de influências econômicas, políticas e culturais. Dessa forma, necessita exercer também um papel político dentro da escola. Este trabalho aborda as particularidades de um planejamento educacional, os seus tipos, funções e as etapas de um planejamento escolar, ademais, discorre sobre o conceito de planejamento curricular. Explicita, detalhadamente, as características de um planejamento e os tipos de planos na escola. Versando sobre a articulação entre planejamento e avaliação, apresentam-se, nesse trabalho, os conceitos e ideologias do campo desta última, a sua prática em nossa atualidade, bem como uma proposta de uma avaliação como instrumento de emancipação. Finalizando as colocações desse objeto de estudo, considera-se que o Projeto Político Pedagógico é o primeiro passo dessa articulação, seguido do planejamento de ensino, que encerra em sua idealização, uma previsão da avaliação da aprendizagem a ser aplicada com o alunado. Portanto, conclui-se que não há avaliação da aprendizagem, sem planejamento escolar que a embase ideologicamente. Afirma-se, pois, que planejamento e avaliação na escola devem ser articulados e com determinação ideológica própria que os regule, visando o sucesso da aprendizagem do educando.
id UFC-7_51efd028b547d6309b6e2c35bb4d343e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41584
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológicaAvaliaçãoIdeologiaPlanejamentoO presente trabalho demonstra a articulação e necessária determinação ideológica que deve existir entre o planejamento e a avaliação na escola. Para tanto, aborda que há uma ideologia determinante, intrinsecamente, ligada ao ato de planejar, pois o mesmo é carregado de intencionalidade humana. Essa intencionalidade nas ações pedagógicas, previstas no planejamento escolar, pode ser motivado pelo comprometimento ideológico de quem o idealiza, conduzindo o aprendizado do aluno para este fim, em que acredita e formulou suas ideias, partindo de teorias pré-existentes. Ademais, no meio escolar, o planejamento pode ser utilizado como modo de prever a administração de recursos, portanto, acaba sendo influenciado por questões das relações sociais entre escola, professores e alunos, além de influências econômicas, políticas e culturais. Dessa forma, necessita exercer também um papel político dentro da escola. Este trabalho aborda as particularidades de um planejamento educacional, os seus tipos, funções e as etapas de um planejamento escolar, ademais, discorre sobre o conceito de planejamento curricular. Explicita, detalhadamente, as características de um planejamento e os tipos de planos na escola. Versando sobre a articulação entre planejamento e avaliação, apresentam-se, nesse trabalho, os conceitos e ideologias do campo desta última, a sua prática em nossa atualidade, bem como uma proposta de uma avaliação como instrumento de emancipação. Finalizando as colocações desse objeto de estudo, considera-se que o Projeto Político Pedagógico é o primeiro passo dessa articulação, seguido do planejamento de ensino, que encerra em sua idealização, uma previsão da avaliação da aprendizagem a ser aplicada com o alunado. Portanto, conclui-se que não há avaliação da aprendizagem, sem planejamento escolar que a embase ideologicamente. Afirma-se, pois, que planejamento e avaliação na escola devem ser articulados e com determinação ideológica própria que os regule, visando o sucesso da aprendizagem do educando.Trompieri Filho, NicolinoCarvalho, Carlos Manuel Mendes2019-05-10T19:12:40Z2019-05-10T19:12:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Carlos Manuel Mendes. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. 2012. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41584porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T19:12:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41584Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:15.371643Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
title Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
spellingShingle Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
Carvalho, Carlos Manuel Mendes
Avaliação
Ideologia
Planejamento
title_short Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
title_full Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
title_fullStr Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
title_full_unstemmed Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
title_sort Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
author Carvalho, Carlos Manuel Mendes
author_facet Carvalho, Carlos Manuel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trompieri Filho, Nicolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Manuel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ideologia
Planejamento
topic Avaliação
Ideologia
Planejamento
description O presente trabalho demonstra a articulação e necessária determinação ideológica que deve existir entre o planejamento e a avaliação na escola. Para tanto, aborda que há uma ideologia determinante, intrinsecamente, ligada ao ato de planejar, pois o mesmo é carregado de intencionalidade humana. Essa intencionalidade nas ações pedagógicas, previstas no planejamento escolar, pode ser motivado pelo comprometimento ideológico de quem o idealiza, conduzindo o aprendizado do aluno para este fim, em que acredita e formulou suas ideias, partindo de teorias pré-existentes. Ademais, no meio escolar, o planejamento pode ser utilizado como modo de prever a administração de recursos, portanto, acaba sendo influenciado por questões das relações sociais entre escola, professores e alunos, além de influências econômicas, políticas e culturais. Dessa forma, necessita exercer também um papel político dentro da escola. Este trabalho aborda as particularidades de um planejamento educacional, os seus tipos, funções e as etapas de um planejamento escolar, ademais, discorre sobre o conceito de planejamento curricular. Explicita, detalhadamente, as características de um planejamento e os tipos de planos na escola. Versando sobre a articulação entre planejamento e avaliação, apresentam-se, nesse trabalho, os conceitos e ideologias do campo desta última, a sua prática em nossa atualidade, bem como uma proposta de uma avaliação como instrumento de emancipação. Finalizando as colocações desse objeto de estudo, considera-se que o Projeto Político Pedagógico é o primeiro passo dessa articulação, seguido do planejamento de ensino, que encerra em sua idealização, uma previsão da avaliação da aprendizagem a ser aplicada com o alunado. Portanto, conclui-se que não há avaliação da aprendizagem, sem planejamento escolar que a embase ideologicamente. Afirma-se, pois, que planejamento e avaliação na escola devem ser articulados e com determinação ideológica própria que os regule, visando o sucesso da aprendizagem do educando.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-10T19:12:40Z
2019-05-10T19:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Carlos Manuel Mendes. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. 2012. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41584
identifier_str_mv CAVALCANTE, Carlos Manuel Mendes. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. 2012. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028717979500544