Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611 |
Resumo: | MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
id |
UFC-7_52c78ae40691f554d6308a0374836d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/22611 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de funçãoFedathi Sequence in teacher education: the concept of functionMaterial didático digital - Fortaleza (CE)Prática PedagógicaProfessor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta Sequência Fedathi contribui para o ensino do conceito matemático de função. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pública que fizeram uma formação para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepções docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construção, discutiu-se elementos históricos e epistemológicos e, ainda, analisou-se as mudanças na prática docente após a formação continuada. A escolha da Sequência Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as ações docentes no processo de elaboração e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexão muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. As produções Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ávila (2010) compõem a referencial sobre a intuição e a formalização de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princípios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interação do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanças de percurso devido às visões dos sujeitos e ênfase no processo. Os resultados apontam para mudanças significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de função e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinâmica, com a participação ativa dos alunos.Borges Neto, HermínioMendonça, Adriana Ferreira2017-05-02T18:17:34Z2017-05-02T18:17:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T11:23:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22611Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-17T11:23:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função Fedathi Sequence in teacher education: the concept of function |
title |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
spellingShingle |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função Mendonça, Adriana Ferreira Material didático digital - Fortaleza (CE) Prática Pedagógica Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE) |
title_short |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
title_full |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
title_fullStr |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
title_full_unstemmed |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
title_sort |
Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
author |
Mendonça, Adriana Ferreira |
author_facet |
Mendonça, Adriana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges Neto, Hermínio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Adriana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático digital - Fortaleza (CE) Prática Pedagógica Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE) |
topic |
Material didático digital - Fortaleza (CE) Prática Pedagógica Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE) |
description |
MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02T18:17:34Z 2017-05-02T18:17:34Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611 |
identifier_str_mv |
Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935789902004224 |