Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Adriana Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
Resumo: MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_52c78ae40691f554d6308a0374836d23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22611
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de funçãoFedathi Sequence in teacher education: the concept of functionMaterial didático digital - Fortaleza (CE)Prática PedagógicaProfessor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta Sequência Fedathi contribui para o ensino do conceito matemático de função. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pública que fizeram uma formação para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepções docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construção, discutiu-se elementos históricos e epistemológicos e, ainda, analisou-se as mudanças na prática docente após a formação continuada. A escolha da Sequência Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as ações docentes no processo de elaboração e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexão muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. As produções Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ávila (2010) compõem a referencial sobre a intuição e a formalização de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princípios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interação do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanças de percurso devido às visões dos sujeitos e ênfase no processo. Os resultados apontam para mudanças significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de função e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinâmica, com a participação ativa dos alunos.Borges Neto, HermínioMendonça, Adriana Ferreira2017-05-02T18:17:34Z2017-05-02T18:17:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T11:23:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22611Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-17T11:23:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
Fedathi Sequence in teacher education: the concept of function
title Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
spellingShingle Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
Mendonça, Adriana Ferreira
Material didático digital - Fortaleza (CE)
Prática Pedagógica
Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)
title_short Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
title_full Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
title_fullStr Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
title_full_unstemmed Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
title_sort Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
author Mendonça, Adriana Ferreira
author_facet Mendonça, Adriana Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges Neto, Hermínio
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Adriana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático digital - Fortaleza (CE)
Prática Pedagógica
Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)
topic Material didático digital - Fortaleza (CE)
Prática Pedagógica
Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)
description MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02T18:17:34Z
2017-05-02T18:17:34Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
identifier_str_mv Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935789902004224