A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925 |
Resumo: | A Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos. |
id |
UFC-7_52e0620e8d3961c36c83064cfc013bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31925 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de FísicaFísica - Estudo e ensinoEducação não-formalMuseus - EducaçãoAlfabetização científicaMediaçãoA Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos.Lima, Kellen Cristina VilhenaSouza, Francisco Laurindo2018-05-15T19:46:44Z2018-05-15T19:46:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-13T17:38:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31925Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:36.981395Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
title |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
spellingShingle |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física Souza, Francisco Laurindo Física - Estudo e ensino Educação não-formal Museus - Educação Alfabetização científica Mediação |
title_short |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
title_full |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
title_fullStr |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
title_full_unstemmed |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
title_sort |
A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física |
author |
Souza, Francisco Laurindo |
author_facet |
Souza, Francisco Laurindo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Kellen Cristina Vilhena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco Laurindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Educação não-formal Museus - Educação Alfabetização científica Mediação |
topic |
Física - Estudo e ensino Educação não-formal Museus - Educação Alfabetização científica Mediação |
description |
A Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-05-15T19:46:44Z 2018-05-15T19:46:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925 |
identifier_str_mv |
SOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028770581315584 |