A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco Laurindo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925
Resumo: A Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos.
id UFC-7_52e0620e8d3961c36c83064cfc013bea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31925
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de FísicaFísica - Estudo e ensinoEducação não-formalMuseus - EducaçãoAlfabetização científicaMediaçãoA Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos.Lima, Kellen Cristina VilhenaSouza, Francisco Laurindo2018-05-15T19:46:44Z2018-05-15T19:46:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-13T17:38:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31925Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:36.981395Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
title A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
spellingShingle A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
Souza, Francisco Laurindo
Física - Estudo e ensino
Educação não-formal
Museus - Educação
Alfabetização científica
Mediação
title_short A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
title_full A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
title_fullStr A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
title_full_unstemmed A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
title_sort A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física
author Souza, Francisco Laurindo
author_facet Souza, Francisco Laurindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Kellen Cristina Vilhena
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco Laurindo
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Educação não-formal
Museus - Educação
Alfabetização científica
Mediação
topic Física - Estudo e ensino
Educação não-formal
Museus - Educação
Alfabetização científica
Mediação
description A Educação formal é aquela garantida pela escola, no entanto há outras formas de educação não formal como a presente nos centros, museus e salas de ciências. Estes espaços são instrumentos importantes para garantir parte da educação que está ligada a certos conhecimentos essenciais para a vida das pessoas, mas que com o avanço tecnológico e alto número de informações não pode ser garantida diretamente pela escola. Nesse processo de educação museal, os mediadores são fundamentais para o processo de socialização dos conhecimentos científicos, para que a exposição consiga se comunicar com o visitante. Esta pesquisa foi realizada na Sala de Ciências do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, a partir da observação dos monitores de Física em visita guiada, identificando seus saberes e estratégias na transposição didática dos conceitos Físicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-05-15T19:46:44Z
2018-05-15T19:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925
identifier_str_mv SOUZA, F. L. A sala de ciências do SESC Juazeiro do Norte como instrumento para o ensino de Física. 2014, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028770581315584