A tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta ?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/829 |
Resumo: | Taxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an supply parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms. |
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A tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta ?OfertaDemandaTaxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an supply parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms.A tributação altera o equilíbrio entre demanda e oferta, onerando consumidores e firmas, beneficiando o governo e causando perda de bem-estar social. Mas, entre os agentes privados, quem paga a maior parte da conta? Firmas ou consumidores? Este artigo responde a esta pergunta para o mercado de automóveis brasileiro em duas etapas. A primeira consiste em estimar a oferta, através de um jogo de Bertrand, e a demanda, por um modelo de Mixed Logit. A segunda etapa consiste em utilizar parâmetros de demanda e oferta anteriormente estimados para simular a ausência de impostos no setor. Neste cenário, as empresas aumentariam seus lucros em R$ 6,9 bilhões, o ganho de excedente do consumidor seria da ordem de R$ 24,9 bilhões e a perda social seria de R$ 7,04 bilhões. Conclui-se, então, que 78,2% do ônus tributário recai sobre consumidores e 21,8% sobre as firmas. Ou seja, o consumidor paga a maior parte da conta.Economia2011-09-28T21:23:30Z2011-09-28T21:23:30Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDeSOUZA, Sérgio A.; PETTERINI, Francis C.; MIRO, Vitor Hugo. A tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta ? Revista Economia, v.11, n.3, p.559-596, set./dez. 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/829DeSouza, Sérgio Aquinoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:30:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:52.951960Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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