A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27581 |
Resumo: | Taxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an suppl parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms. |
id |
UFC-7_d888fc16d983cb313b7dbc83edf52369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/27581 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta?Mixed logitEstimação de oferta e demandasimulação de políticasTaxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an suppl parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms.A tributação altera o equilíbrio entre demanda e oferta, onerando consumidores e firmas, beneficiando o governo e causando perda de bem-estar social. Mas, entre os agentes privados, quem paga a maior parte da conta? Firmas ou consumidores? Este artigo responde a esta pergunta para o mercado de automóveis brasileiro em duas etapas. A primeira consiste em estimar a oferta, através de um jogo de Bertrand, e a demanda, por um modelo de Mixed Logit. A segunda etapa consiste em utilizar parâmetros de demanda e oferta anteriormente estimados para simular a ausência de impostos no setor. Neste cenário, as empresas aumentariam seus lucros em R$ 6,9 bilhões, o ganho de excedente do consumidor seria da ordem de R$ 24,9 bilhões e a perda social seria de R$ 7,04 bilhões. Conclui-se, então, que 78,2% do ônus tributário recai sobre consumidores e 21,8% sobre as firmas. Ou seja, o consumidor paga a maior parte da conta.Revista Economia2017-11-21T14:13:15Z2017-11-21T14:13:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Sérgio Aquino de; PETTERINI, Francis Carlo; SILVA, Vitor Hugo Miro Couto. A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta?.Revista Economia, Brasília, v. 11, n. 3, p. 559-596, 2010.1517-7580http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27581Souza, Sérgio Aquino dePetterini, Francis CarloSilva, Vitor Hugo Miro Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-18T19:17:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27581Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-09-18T19:17:42Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
title |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
spellingShingle |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? Souza, Sérgio Aquino de Mixed logit Estimação de oferta e demanda simulação de políticas |
title_short |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
title_full |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
title_fullStr |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
title_full_unstemmed |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
title_sort |
A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta? |
author |
Souza, Sérgio Aquino de |
author_facet |
Souza, Sérgio Aquino de Petterini, Francis Carlo Silva, Vitor Hugo Miro Couto |
author_role |
author |
author2 |
Petterini, Francis Carlo Silva, Vitor Hugo Miro Couto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sérgio Aquino de Petterini, Francis Carlo Silva, Vitor Hugo Miro Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mixed logit Estimação de oferta e demanda simulação de políticas |
topic |
Mixed logit Estimação de oferta e demanda simulação de políticas |
description |
Taxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an suppl parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-11-21T14:13:15Z 2017-11-21T14:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Sérgio Aquino de; PETTERINI, Francis Carlo; SILVA, Vitor Hugo Miro Couto. A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta?.Revista Economia, Brasília, v. 11, n. 3, p. 559-596, 2010. 1517-7580 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27581 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Sérgio Aquino de; PETTERINI, Francis Carlo; SILVA, Vitor Hugo Miro Couto. A Tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta?.Revista Economia, Brasília, v. 11, n. 3, p. 559-596, 2010. 1517-7580 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1828140037343019008 |