Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio. |
id |
UFC-7_5368c0370dc0796a95744de4be6d9d51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31778 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométricaFísica - Estudo e ensinoFísica (Ensino médio)Óptica geométricaObjetos de aprendizagemPrincípio de FermatSoftware educacionalEste trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio.Silva, Marcos Antônio AraújoSantos, Jardel de Oliveira2018-05-07T22:37:49Z2018-05-07T22:37:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-14T19:42:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31778Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:37.335407Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
title |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
spellingShingle |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica Santos, Jardel de Oliveira Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Óptica geométrica Objetos de aprendizagem Princípio de Fermat Software educacional |
title_short |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
title_full |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
title_fullStr |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
title_sort |
Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
author |
Santos, Jardel de Oliveira |
author_facet |
Santos, Jardel de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Antônio Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jardel de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Óptica geométrica Objetos de aprendizagem Princípio de Fermat Software educacional |
topic |
Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Óptica geométrica Objetos de aprendizagem Princípio de Fermat Software educacional |
description |
Este trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2018-05-07T22:37:49Z 2018-05-07T22:37:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778 |
identifier_str_mv |
SANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028921995689984 |