O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Geórgia Maria Feitosa e
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Maria Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829
Resumo: PAIVA, Geórgia Maria Feitosa e; SOARES, Maria Elias. O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 74-89, set./dez. 2011.
id UFC-7_548e460e748ad487e50a01812020621b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19829
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimentoPoliteness strategies in educational and entertainment chats: a comparative studyChat educacionalPolidez linguísticaFacePAIVA, Geórgia Maria Feitosa e; SOARES, Maria Elias. O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 74-89, set./dez. 2011.In this paper, we analyze the interaction between tutor and students. This research aims to qualify the politeness strategies used in educational and entertainment chats, in terms of the categories proposed by Brown and Levinson (1978; 1987). We decide to conduct an ethnographic research, taking as corpus three virtual chats proposed by a tutor in three different contexts. These chats were accomplished in two different courses, taught between 2008 and 2010. These virtual chats took place on the context of blended learning, an approach that combines face-to-face instruction with computer-mediated instruction. The virtual courses were proposed by the Federal University of Ceará, which developed a virtual learning environment, named SOLAR. Our results suggest that during the chat, students try to include their colleagues in their virtual interaction. On the contexts where there are a imposition of the threaten act, they tried to mitigate their clauses, particularly if these clauses were addressed to the tutor. We also observed that the tutor behavior is directed to maintain a formal interaction with the students, establishing a hierarchical position in all analyzed virtual chats.Neste artigo, analisaremos como tutora e alunos usam e com que finalidade empregam as estratégias de polidez linguística propostas por Brown; Levinson (1978;1987) em chats educacionais virtuais e se essas estratégias são utilizadas com a mesma finalidade em chats de entretenimento. Optamos por realizar uma pesquisa etnográfica com o acompanhamento de três chats realizados pela mesma tutora em três turmas e em duas disciplinas ministradas entre os anos de 2008 e 2010, no regime semipresencial de ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados mostraram que os usuários dos chats educacionais analisados buscaram incluir uns aos outros nas interações e minimizar a imposição de pedidos, especialmente, se estes fossem direcionados à tutora, que, por sua vez, conseguiu manter um distanciamento interacional com seus alunos, estabelecendo, assim uma posição hierárquica superior a estes em todos os chats educacionais analisados.Educação & Tecnologia2016-09-28T13:30:57Z2016-09-28T13:30:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPaiva, G. M. F.; Soares, M. E. (2011)1516-280X2179-6122http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829Paiva, Geórgia Maria Feitosa eSoares, Maria Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:23:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:06.098634Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
Politeness strategies in educational and entertainment chats: a comparative study
title O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
spellingShingle O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
Paiva, Geórgia Maria Feitosa e
Chat educacional
Polidez linguística
Face
title_short O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
title_full O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
title_fullStr O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
title_full_unstemmed O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
title_sort O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento
author Paiva, Geórgia Maria Feitosa e
author_facet Paiva, Geórgia Maria Feitosa e
Soares, Maria Elias
author_role author
author2 Soares, Maria Elias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Geórgia Maria Feitosa e
Soares, Maria Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Chat educacional
Polidez linguística
Face
topic Chat educacional
Polidez linguística
Face
description PAIVA, Geórgia Maria Feitosa e; SOARES, Maria Elias. O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 74-89, set./dez. 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-09-28T13:30:57Z
2016-09-28T13:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Paiva, G. M. F.; Soares, M. E. (2011)
1516-280X
2179-6122
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829
identifier_str_mv Paiva, G. M. F.; Soares, M. E. (2011)
1516-280X
2179-6122
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação & Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Educação & Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028872060403712