Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um estudo sobre reclamações postadas no site brasileiro ReclameAQUI e o nosso objetivo consiste em verificar como ocorre o processo de preservação e perda da face através do uso ou da violação dos recursos linguísticos de polidez no processo de interação entre consumidores e fornecedores das empresas reclamadas. Para tanto, adotaremos a teoria da polidez proposta por Brown e Levinson (1987), utilizando as estratégias de polidez positiva e negativa apresentadas por esses autores, além das máximas de Leech (1983), em diálogo com a noção de face de Goffman (1967; 1980). De acordo com os resultados das análises, chegamos à conclusão de que os consumidores violaram mais os recursos de polidez que os representantes das empresas, o que resultou em um número maior de perda de faces dos clientes do que desses representantes. |
id |
UFC-9_e20559ad960ff9d5663a9a15982a5eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/840 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmáticoLinguística; Pragmática.Pragmática. Polidez. Face. ReclameAQUI.Neste artigo apresentamos um estudo sobre reclamações postadas no site brasileiro ReclameAQUI e o nosso objetivo consiste em verificar como ocorre o processo de preservação e perda da face através do uso ou da violação dos recursos linguísticos de polidez no processo de interação entre consumidores e fornecedores das empresas reclamadas. Para tanto, adotaremos a teoria da polidez proposta por Brown e Levinson (1987), utilizando as estratégias de polidez positiva e negativa apresentadas por esses autores, além das máximas de Leech (1983), em diálogo com a noção de face de Goffman (1967; 1980). De acordo com os resultados das análises, chegamos à conclusão de que os consumidores violaram mais os recursos de polidez que os representantes das empresas, o que resultou em um número maior de perda de faces dos clientes do que desses representantes.Universidade Federal do CearáFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO (FAPES)Barrere, Luana Lisboa2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo analítico.application/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/84010.22168/2237-6321.7.7.1.383-405Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-4052237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840/423Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/840Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
title |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
spellingShingle |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático Barrere, Luana Lisboa Linguística; Pragmática. Pragmática. Polidez. Face. ReclameAQUI. |
title_short |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
title_full |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
title_fullStr |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
title_full_unstemmed |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
title_sort |
Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático |
author |
Barrere, Luana Lisboa |
author_facet |
Barrere, Luana Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO (FAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrere, Luana Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística; Pragmática. Pragmática. Polidez. Face. ReclameAQUI. |
topic |
Linguística; Pragmática. Pragmática. Polidez. Face. ReclameAQUI. |
description |
Neste artigo apresentamos um estudo sobre reclamações postadas no site brasileiro ReclameAQUI e o nosso objetivo consiste em verificar como ocorre o processo de preservação e perda da face através do uso ou da violação dos recursos linguísticos de polidez no processo de interação entre consumidores e fornecedores das empresas reclamadas. Para tanto, adotaremos a teoria da polidez proposta por Brown e Levinson (1987), utilizando as estratégias de polidez positiva e negativa apresentadas por esses autores, além das máximas de Leech (1983), em diálogo com a noção de face de Goffman (1967; 1980). De acordo com os resultados das análises, chegamos à conclusão de que os consumidores violaram mais os recursos de polidez que os representantes das empresas, o que resultou em um número maior de perda de faces dos clientes do que desses representantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método analítico. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840 10.22168/2237-6321.7.7.1.383-405 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.7.7.1.383-405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840/423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 383-405 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730219376640 |