O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Edileuza da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1115
Resumo: COSTA, Maria Edileuza da; FERREIRA, Maria Aparecida da Costa Gonçalves. O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula.Revista de Letras, Fortaleza, v.1-2, n. 28, p. 48-51, 2006.
id UFC-7_5528ab1cf0d31ff8cdb1ce83784b7401
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/1115
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aulaLeituraPrazerTextoSala de aulaEstímulo à LeituraEducação do LeitorInteração Leitor-TextoInteresse na LeituraCOSTA, Maria Edileuza da; FERREIRA, Maria Aparecida da Costa Gonçalves. O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula.Revista de Letras, Fortaleza, v.1-2, n. 28, p. 48-51, 2006.Having in mind that our concrete reality in which the illiteracy is still strong and critics say that it is a priority some questions concerning teaching methodology, we will focus on this text some aspects of which some calls the art of reading. That is it, we will observe that reading goes beyond technical questions. We will take as a beginning point Roland Barthes’ statement, which says that reading, is related to pleasure. We also do know reading activity has powers to enrich and humanized somebody when it is understood on its fully conception – as art. We know too that the pleasures that come from reading activity are numerous and multiple, once one reads to learn something, to understand something, and to think about something. We also read because the beauty of the language, because our emotion, and still because our perturbation. While we read, we are sharing experience, dreaming and learning how to dream. From this vision we can pass to a more scientific approach of reading process, and pragmatically to wake up the pleasure of reading a text. We also need to understand how someone learn how to read and what is so amazing on the reading activity to reach a possible “reeducation” of some readers and a level of a proficient reading process.Para desenvolvermos alguns questionamentos sobre o tema proposto, tomaremos como ponto de partida a afirmativa de que leitura é algo ligado ao prazer, assim definido por Roland Barthes, uma vez que a leitura tem poderes de enriquecer e humanizar, isto é, a leitura dever ser tomada, na sua inteira acepção, como arte. A partir de então, poderemos passar para uma abordagem mais científica da leitura. Sabemos ainda que os prazeres da leitura são muitos ou múltiplos, pois lemos para saber, para compreender e para refletir. Lemos, ainda, pela beleza da linguagem, para a nossa emoção e até para a nossa perturbação. Ao lermos estamos compartilhando, sonhando e aprender a sonhar. Assim sendo, precisamos, compreender a leitura como uma arte para, depois, pragmaticamente, despertar o prazer da leitura em meio à crise da palavra escrita. Precisamos compreender, ainda, como se aprende a ler e o que há de fantástico na leitura para reeducar leitores fracassados e chegar a um nível de leitura eficaz. E por fim, precisamos compreender cientificamente o ato da leitura para orientar as famílias, lugar natural em que nasce o amor ao livro, à língua e o desejo de ler.Revista de Letras2011-11-11T14:35:35Z2011-11-11T14:35:35Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCosta, M. E.; Ferreira, M. A. C. G. (2006)1018051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1115Costa, Maria Edileuza daFerreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:57:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/1115Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:01.777166Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
title O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
spellingShingle O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
Costa, Maria Edileuza da
Leitura
Prazer
Texto
Sala de aula
Estímulo à Leitura
Educação do Leitor
Interação Leitor-Texto
Interesse na Leitura
title_short O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
title_full O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
title_fullStr O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
title_full_unstemmed O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
title_sort O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula
author Costa, Maria Edileuza da
author_facet Costa, Maria Edileuza da
Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves
author_role author
author2 Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Edileuza da
Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prazer
Texto
Sala de aula
Estímulo à Leitura
Educação do Leitor
Interação Leitor-Texto
Interesse na Leitura
topic Leitura
Prazer
Texto
Sala de aula
Estímulo à Leitura
Educação do Leitor
Interação Leitor-Texto
Interesse na Leitura
description COSTA, Maria Edileuza da; FERREIRA, Maria Aparecida da Costa Gonçalves. O prazer da literatura: o uso do texto literário em sala de aula.Revista de Letras, Fortaleza, v.1-2, n. 28, p. 48-51, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-11-11T14:35:35Z
2011-11-11T14:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, M. E.; Ferreira, M. A. C. G. (2006)
1018051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1115
identifier_str_mv Costa, M. E.; Ferreira, M. A. C. G. (2006)
1018051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028951332749312