Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096 |
Resumo: | Considerando que a formação docente parte de muitos aspectos, neste trabalho foram abordados os saberes docentes que são mobilizados na experiência dos professores que atuam como coformadores de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo em questão se propõe a investigar que práticas e saberes mobilizados no âmbito do PIBID modificaram o repertório de conhecimento profissional dos Professores Supervisores. Para tanto, integra uma reflexão mais ampla, empreendida no âmbito de investigação apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), em torno do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. As reflexões buscam sustentação teórica nas proposições de Tardif(2007), Farias(2012) e Therrien(1993). Os dados para análise foram oriundos de 15 entrevistas realizadas com professores atuantes PIBID. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) inserida no campo da pesquisa de caráter qualitativo. A análise das fontes supracitadas revelaram a necessidade de ampliar a discussão sobre a mobilização dos saberes docentes enquanto prática reflexiva. Evidenciaram ainda, a necessidade da busca pelos professores de espaços coletivos entre os pares para que haja a socialização desses saberes a fim de possibilitar a transformação real no contexto da sala de aula |
id |
UFC-7_55b27704bf79c5be89552ee52ee88c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45096 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBIDEducaçãoDocênciaConsiderando que a formação docente parte de muitos aspectos, neste trabalho foram abordados os saberes docentes que são mobilizados na experiência dos professores que atuam como coformadores de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo em questão se propõe a investigar que práticas e saberes mobilizados no âmbito do PIBID modificaram o repertório de conhecimento profissional dos Professores Supervisores. Para tanto, integra uma reflexão mais ampla, empreendida no âmbito de investigação apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), em torno do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. As reflexões buscam sustentação teórica nas proposições de Tardif(2007), Farias(2012) e Therrien(1993). Os dados para análise foram oriundos de 15 entrevistas realizadas com professores atuantes PIBID. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) inserida no campo da pesquisa de caráter qualitativo. A análise das fontes supracitadas revelaram a necessidade de ampliar a discussão sobre a mobilização dos saberes docentes enquanto prática reflexiva. Evidenciaram ainda, a necessidade da busca pelos professores de espaços coletivos entre os pares para que haja a socialização desses saberes a fim de possibilitar a transformação real no contexto da sala de aulaEdições UFC2019-08-23T19:57:07Z2019-08-23T19:57:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFORTE, Vanessa de Carvalho; SOARES, Silvana Mendes Sabino. Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 242-251.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096Forte, Vanessa de CarvalhoSoares, Silvana Mendes Sabinoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45096Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:36.256507Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
title |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
spellingShingle |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID Forte, Vanessa de Carvalho Educação Docência |
title_short |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
title_full |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
title_fullStr |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
title_full_unstemmed |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
title_sort |
Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
author |
Forte, Vanessa de Carvalho |
author_facet |
Forte, Vanessa de Carvalho Soares, Silvana Mendes Sabino |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Silvana Mendes Sabino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte, Vanessa de Carvalho Soares, Silvana Mendes Sabino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Docência |
topic |
Educação Docência |
description |
Considerando que a formação docente parte de muitos aspectos, neste trabalho foram abordados os saberes docentes que são mobilizados na experiência dos professores que atuam como coformadores de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo em questão se propõe a investigar que práticas e saberes mobilizados no âmbito do PIBID modificaram o repertório de conhecimento profissional dos Professores Supervisores. Para tanto, integra uma reflexão mais ampla, empreendida no âmbito de investigação apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), em torno do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. As reflexões buscam sustentação teórica nas proposições de Tardif(2007), Farias(2012) e Therrien(1993). Os dados para análise foram oriundos de 15 entrevistas realizadas com professores atuantes PIBID. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) inserida no campo da pesquisa de caráter qualitativo. A análise das fontes supracitadas revelaram a necessidade de ampliar a discussão sobre a mobilização dos saberes docentes enquanto prática reflexiva. Evidenciaram ainda, a necessidade da busca pelos professores de espaços coletivos entre os pares para que haja a socialização desses saberes a fim de possibilitar a transformação real no contexto da sala de aula |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-23T19:57:07Z 2019-08-23T19:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FORTE, Vanessa de Carvalho; SOARES, Silvana Mendes Sabino. Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 242-251. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096 |
identifier_str_mv |
FORTE, Vanessa de Carvalho; SOARES, Silvana Mendes Sabino. Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 242-251. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028895520194560 |