Contribuições do projeto Pibid para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Vanessa Luana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327
Resumo: Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
id UNIL_2b55d5e7a733068c8c794aa5f58c7714
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3327
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Contribuições do projeto Pibid para a formação docenteEducação - ensino de língua portuguesaFormação - docênciaAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLSchröder, MirianSchmitt, Vanessa Luana2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:18Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3327Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:18Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
title Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
spellingShingle Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
Schmitt, Vanessa Luana
Educação - ensino de língua portuguesa
Formação - docência
title_short Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
title_full Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
title_fullStr Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
title_full_unstemmed Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
title_sort Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
author Schmitt, Vanessa Luana
author_facet Schmitt, Vanessa Luana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schröder, Mirian
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Vanessa Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino de língua portuguesa
Formação - docência
topic Educação - ensino de língua portuguesa
Formação - docência
description Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68205-20-4
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327
identifier_str_mv 978-85-68205-20-4
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285231211577344