Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327 |
Resumo: | Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
id |
UNIL_2b55d5e7a733068c8c794aa5f58c7714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3327 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docenteEducação - ensino de língua portuguesaFormação - docênciaAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLSchröder, MirianSchmitt, Vanessa Luana2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:18Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3327Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:18Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
title |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
spellingShingle |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente Schmitt, Vanessa Luana Educação - ensino de língua portuguesa Formação - docência |
title_short |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
title_full |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
title_fullStr |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
title_sort |
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente |
author |
Schmitt, Vanessa Luana |
author_facet |
Schmitt, Vanessa Luana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schröder, Mirian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Vanessa Luana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - ensino de língua portuguesa Formação - docência |
topic |
Educação - ensino de língua portuguesa Formação - docência |
description |
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68205-20-4 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327 |
identifier_str_mv |
978-85-68205-20-4 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285231211577344 |