Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009 |
Resumo: | . This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting. |
id |
UFC-7_579636a0aa9276777a55d0b5a5adbca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44009 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo DeborahGamificação - Motivação para aprendizagemGamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting HistoryDeborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade. This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting.Este trabalho teve como objetivo apresentar uma prática de gamificação utilizando o jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History) com a finalidade de promover o engajamento de 64 alunos na disciplina Teoria da Contabilidade em um curso de graduação em ciências contábeis. Resultou- se que embora os alunos inicialmente sentiram dificuldades em avançar as etapas do jogo, consideraram- o como uma ferramenta auxiliar (67,7%) e determinante (33,3%) no aprendizado da disciplina e na evolução histórica da contabilidade.UFSCar2019-07-24T13:58:41Z2019-07-24T13:58:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009Oliveira, Gabriela Cunha deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T13:58:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44009Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:01.744641Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
title |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
spellingShingle |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah Oliveira, Gabriela Cunha de Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade |
title_short |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
title_full |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
title_fullStr |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
title_full_unstemmed |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
title_sort |
Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah |
author |
Oliveira, Gabriela Cunha de |
author_facet |
Oliveira, Gabriela Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela Cunha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade |
topic |
Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade |
description |
. This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-24T13:58:41Z 2019-07-24T13:58:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028766804344832 |