Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Cunha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009
Resumo: . This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting.
id UFC-7_579636a0aa9276777a55d0b5a5adbca7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44009
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo DeborahGamificação - Motivação para aprendizagemGamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting HistoryDeborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade. This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting.Este trabalho teve como objetivo apresentar uma prática de gamificação utilizando o jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History) com a finalidade de promover o engajamento de 64 alunos na disciplina Teoria da Contabilidade em um curso de graduação em ciências contábeis. Resultou- se que embora os alunos inicialmente sentiram dificuldades em avançar as etapas do jogo, consideraram- o como uma ferramenta auxiliar (67,7%) e determinante (33,3%) no aprendizado da disciplina e na evolução histórica da contabilidade.UFSCar2019-07-24T13:58:41Z2019-07-24T13:58:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009Oliveira, Gabriela Cunha deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T13:58:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44009Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:01.744641Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
title Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
spellingShingle Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
Oliveira, Gabriela Cunha de
Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History
Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade
title_short Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
title_full Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
title_fullStr Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
title_full_unstemmed Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
title_sort Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah
author Oliveira, Gabriela Cunha de
author_facet Oliveira, Gabriela Cunha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Cunha de
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History
Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade
topic Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - Jogo Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History
Deborah (Double Entry Bookeeping or Accounting History - Teoria da contabilidade
description . This work aimed to present a gamification practice using the Deborah game (Double Entry Bookeeping or Accounting History) with the purpose of promoting the engagement of 64 students in the subject of Accounting Theory in an undergraduate course in accounting sciences. It was found that although the students initially felt difficulties in advancing the stages of the game, they considered it as an auxiliary tool (67.7%) and determinant (33.3%) in the learning of the discipline and in the historical evolution of accounting.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T13:58:41Z
2019-07-24T13:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Cunha de. Gamificando no Ensino da Contabilidade: uma prática com o jogo Deborah. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 333-336.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028766804344832