O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gennilffson Cunha de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373
Resumo: ARAÚJO, G. C. O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. 75 f. ( Graduação no Curso de licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.
id UFC-7_57c4666e7ba6227e28a9dbf5306af073
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51373
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.Formação do Professor de MúsicaEstágio SupervisionadoEducação MusicalARAÚJO, G. C. O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. 75 f. ( Graduação no Curso de licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.This study investigated the Supervised Internship Music Course - Degree of UFC Campus Sobral, in order to ascertain the relevance of the pedagogical activities in music developed during these activities and emphasize the importance of teaching experiences in music teacher formation process. The field research was to target audience the freshmen classes of 2011.1 and 2012.1, who were enrolled in the first three semesters of Supervised Internship until the date of the survey (July / 2015). Methodologically we use qualitative research, with the collection instruments data the final reports of trainees developed during the three semesters of their daily digital fields, questionnaires and interviews. Based on an extensive literature review and Internship Manual Music Course, confronted with the reports and statements by the subjects, it was found that during the activities carried out during these stages, the trainees go through different moments that constitute fundamental within the process of teacher training, where trainees leave with several difficulties arising from the area itself, however, are slowly discovering together the educational activities and support of mentors, as continue and develop an effective and formative practice. The reports of the trainees are rich in detail and to be analyzed discovered a multitude of elements that are of fundamental importance, which must be registered and that can contribute to future research, for the analysis of practices and even as study material for future trainees.O presente trabalho investigou o Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral, objetivando averiguar a relevância das atividades pedagógicas em Música desenvolvidas durante essas atividades e destacar a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. A pesquisa de campo teve como público-alvo os alunos ingressantes das turmas 2011.1 e 2012.1, que estiveram regularmente matriculados nos três primeiros semestres de Estágio Supervisionado Curricular até a data da pesquisa (julho/2015). Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados os relatórios finais dos estagiários desenvolvidos durante os três semestres, seus diários de campos digitais, questionários e entrevistas. Baseada numa vasta revisão bibliográfica e no Manual de Estágio do Curso de Música, confrontando com os relatos e depoimentos dos sujeitos, constatou-se que durante as atividades desenvolvidas no decorrer dessas etapas, os estagiários passam por diversos momentos que se configuram como fundamentais dentro do processo de formação docente, de onde os estagiários partem com diversas dificuldades oriundas da própria área, no entanto, aos poucos, vão descobrindo a responsabilidade das atividades pedagógicas, junto com o apoio dos orientadores, em como continuarem e desenvolverem uma prática eficaz e formadora. Os relatos dos estagiários são ricos em detalhes e ao serem analisados descobriu-se uma infinidade de elementos, os quais são de fundamental importância, que devem ser registrados e que podem contribuir para pesquisas futuras, para a análise das práticas e até como material de estudo para futuros estagiários.Benvenuto, João Emanoel AncelmoAraújo, Gennilffson Cunha de2020-04-22T12:15:54Z2020-04-22T12:15:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, G. C.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-22T12:15:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51373Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:29.045590Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
title O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
spellingShingle O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
Araújo, Gennilffson Cunha de
Formação do Professor de Música
Estágio Supervisionado
Educação Musical
title_short O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
title_full O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
title_fullStr O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
title_sort O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
author Araújo, Gennilffson Cunha de
author_facet Araújo, Gennilffson Cunha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gennilffson Cunha de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Professor de Música
Estágio Supervisionado
Educação Musical
topic Formação do Professor de Música
Estágio Supervisionado
Educação Musical
description ARAÚJO, G. C. O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. 75 f. ( Graduação no Curso de licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-04-22T12:15:54Z
2020-04-22T12:15:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, G. C.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373
identifier_str_mv ARAÚJO, G. C.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029043598000128