Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Izabel Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
Resumo: The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.
id UFC-7_58b9465b0fe67ac0d7d54e2b4e888ea9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52919
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino EspecialDiscourses and gender identities in adult literacy and in special schoolsIdentidade de gêneroDiscursoLetramentoEnsino EspecialAlfabetizaçãoThe purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.Revista Calidoscópio2020-07-15T09:34:50Z2020-07-15T09:34:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.2177-6202http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919Magalhães, Maria Izabel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:26:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52919Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:54.029749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
Discourses and gender identities in adult literacy and in special schools
title Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
spellingShingle Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
Magalhães, Maria Izabel Santos
Identidade de gênero
Discurso
Letramento
Ensino Especial
Alfabetização
title_short Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
title_full Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
title_fullStr Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
title_full_unstemmed Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
title_sort Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
author Magalhães, Maria Izabel Santos
author_facet Magalhães, Maria Izabel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Maria Izabel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Discurso
Letramento
Ensino Especial
Alfabetização
topic Identidade de gênero
Discurso
Letramento
Ensino Especial
Alfabetização
description The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-07-15T09:34:50Z
2020-07-15T09:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.
2177-6202
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
identifier_str_mv MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.
2177-6202
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Calidoscópio
publisher.none.fl_str_mv Revista Calidoscópio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028863671795712