Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919 |
Resumo: | The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices. |
id |
UFC-7_58b9465b0fe67ac0d7d54e2b4e888ea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52919 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino EspecialDiscourses and gender identities in adult literacy and in special schoolsIdentidade de gêneroDiscursoLetramentoEnsino EspecialAlfabetizaçãoThe purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.Revista Calidoscópio2020-07-15T09:34:50Z2020-07-15T09:34:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.2177-6202http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919Magalhães, Maria Izabel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:26:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52919Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:54.029749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial Discourses and gender identities in adult literacy and in special schools |
title |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
spellingShingle |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial Magalhães, Maria Izabel Santos Identidade de gênero Discurso Letramento Ensino Especial Alfabetização |
title_short |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
title_full |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
title_fullStr |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
title_full_unstemmed |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
title_sort |
Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
author |
Magalhães, Maria Izabel Santos |
author_facet |
Magalhães, Maria Izabel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Izabel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero Discurso Letramento Ensino Especial Alfabetização |
topic |
Identidade de gênero Discurso Letramento Ensino Especial Alfabetização |
description |
The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2020-07-15T09:34:50Z 2020-07-15T09:34:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008. 2177-6202 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008. 2177-6202 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Calidoscópio |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Calidoscópio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028863671795712 |