O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Görgen, Camila Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55688
Resumo: Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento.
id UFRGS-2_e787ace3d2e50a2ba2180c57ccdef7f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55688
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Görgen, Camila OliveiraDalla Zen, Maria Isabel Habckost2012-09-27T01:37:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/55688000858922Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoGênero textualPrática pedagógicaO trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858922.pdf000858922.pdfTexto completoapplication/pdf618535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/1/000858922.pdf623618aae0f17143f5638cd34e1ea048MD51TEXT000858922.pdf.txt000858922.pdf.txtExtracted Texttext/plain70157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/2/000858922.pdf.txt2e75853b3a5455711d01ff5991c1103dMD52THUMBNAIL000858922.pdf.jpg000858922.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/3/000858922.pdf.jpg2d64fedf9e3a24ee290215dbe1a7c8b0MD5310183/556882018-10-15 09:14:35.162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:14:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
title O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
spellingShingle O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
Görgen, Camila Oliveira
Alfabetização
Letramento
Gênero textual
Prática pedagógica
title_short O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
title_full O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
title_fullStr O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
title_full_unstemmed O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
title_sort O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
author Görgen, Camila Oliveira
author_facet Görgen, Camila Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Görgen, Camila Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Gênero textual
Prática pedagógica
topic Alfabetização
Letramento
Gênero textual
Prática pedagógica
description Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-27T01:37:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858922
url http://hdl.handle.net/10183/55688
identifier_str_mv 000858922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/1/000858922.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/2/000858922.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/3/000858922.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 623618aae0f17143f5638cd34e1ea048
2e75853b3a5455711d01ff5991c1103d
2d64fedf9e3a24ee290215dbe1a7c8b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447092883095552