O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55688 |
Resumo: | Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento. |
id |
UFRGS-2_e787ace3d2e50a2ba2180c57ccdef7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55688 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Görgen, Camila OliveiraDalla Zen, Maria Isabel Habckost2012-09-27T01:37:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/55688000858922Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoGênero textualPrática pedagógicaO trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858922.pdf000858922.pdfTexto completoapplication/pdf618535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/1/000858922.pdf623618aae0f17143f5638cd34e1ea048MD51TEXT000858922.pdf.txt000858922.pdf.txtExtracted Texttext/plain70157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/2/000858922.pdf.txt2e75853b3a5455711d01ff5991c1103dMD52THUMBNAIL000858922.pdf.jpg000858922.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/3/000858922.pdf.jpg2d64fedf9e3a24ee290215dbe1a7c8b0MD5310183/556882018-10-15 09:14:35.162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:14:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
title |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
spellingShingle |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização Görgen, Camila Oliveira Alfabetização Letramento Gênero textual Prática pedagógica |
title_short |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
title_full |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
title_fullStr |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
title_full_unstemmed |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
title_sort |
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização |
author |
Görgen, Camila Oliveira |
author_facet |
Görgen, Camila Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Görgen, Camila Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Gênero textual Prática pedagógica |
topic |
Alfabetização Letramento Gênero textual Prática pedagógica |
description |
Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-27T01:37:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/55688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858922 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/55688 |
identifier_str_mv |
000858922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/1/000858922.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/2/000858922.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55688/3/000858922.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
623618aae0f17143f5638cd34e1ea048 2e75853b3a5455711d01ff5991c1103d 2d64fedf9e3a24ee290215dbe1a7c8b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447092883095552 |