Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Iara Machado de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Juliane Rocha de, Andrade Neto, Manoel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como a abordagem cooperativa contribuiu para o amadurecimento da nossa vivência como revisores de redações estilo Enem. Através da Prae, nos foi apresentado o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas, programa esse que nos identificamos e a partir de então optamos por fazer parte de um de seus projetos, o Letras Solidárias. Dessa forma, nos tornamos revisoras de redações que acompanham estudantes do ensino médio de escolas públicas, situadas no município de Pentecoste. O Letras Solidárias funciona através de uma plataforma online em que os estudantes enviam suas redações para um banco e lá permanecem até ser corrigida por um revisor. Ao adotar o projeto, iniciamos a vivência com a metodologia cooperativa que aborda a responsabilidade individual, a interdependência positiva, as habilidades sociais e a interação face a face, em que essas habilidades eram experienciadas nas células com os outros revisores do projeto. Além disso, tivemos acesso a formações sobre as competências solicitadas pelo Enem, recebemos uma matriz de referências que sempre nos auxiliava e também os feedbacks enviados a nós pelas facilitadoras alertando-nos do que era preciso melhorar foi de valiosa ajuda, visto que colaborou para o nosso crescimento acadêmico e também para fortalecer a nossa experiência como revisora de redação estilo Enem. Fica claro, a grande maturidade adquirida nessa vivência com o projeto Letras Solidárias e com a aprendizagem cooperativa, que para nós representa a certeza de que a educação e a cooperação podem sim, caminhar juntas.
id UFC-7_5a33b1ebd761b58ba40908fbdc8435b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42569
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEMAprendizagem cooperativaRevisorEnemEste trabalho pretende mostrar como a abordagem cooperativa contribuiu para o amadurecimento da nossa vivência como revisores de redações estilo Enem. Através da Prae, nos foi apresentado o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas, programa esse que nos identificamos e a partir de então optamos por fazer parte de um de seus projetos, o Letras Solidárias. Dessa forma, nos tornamos revisoras de redações que acompanham estudantes do ensino médio de escolas públicas, situadas no município de Pentecoste. O Letras Solidárias funciona através de uma plataforma online em que os estudantes enviam suas redações para um banco e lá permanecem até ser corrigida por um revisor. Ao adotar o projeto, iniciamos a vivência com a metodologia cooperativa que aborda a responsabilidade individual, a interdependência positiva, as habilidades sociais e a interação face a face, em que essas habilidades eram experienciadas nas células com os outros revisores do projeto. Além disso, tivemos acesso a formações sobre as competências solicitadas pelo Enem, recebemos uma matriz de referências que sempre nos auxiliava e também os feedbacks enviados a nós pelas facilitadoras alertando-nos do que era preciso melhorar foi de valiosa ajuda, visto que colaborou para o nosso crescimento acadêmico e também para fortalecer a nossa experiência como revisora de redação estilo Enem. Fica claro, a grande maturidade adquirida nessa vivência com o projeto Letras Solidárias e com a aprendizagem cooperativa, que para nós representa a certeza de que a educação e a cooperação podem sim, caminhar juntas.2019-06-07T19:25:12Z2019-06-07T19:25:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALBUQUERQUE, Iara Machado de; SOUSA, Juliane Rocha de; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569Albuquerque, Iara Machado deSousa, Juliane Rocha deAndrade Neto, Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:37:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:29.281293Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
title Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
spellingShingle Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
Albuquerque, Iara Machado de
Aprendizagem cooperativa
Revisor
Enem
title_short Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
title_full Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
title_sort Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
author Albuquerque, Iara Machado de
author_facet Albuquerque, Iara Machado de
Sousa, Juliane Rocha de
Andrade Neto, Manoel
author_role author
author2 Sousa, Juliane Rocha de
Andrade Neto, Manoel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Iara Machado de
Sousa, Juliane Rocha de
Andrade Neto, Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Revisor
Enem
topic Aprendizagem cooperativa
Revisor
Enem
description Este trabalho pretende mostrar como a abordagem cooperativa contribuiu para o amadurecimento da nossa vivência como revisores de redações estilo Enem. Através da Prae, nos foi apresentado o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas, programa esse que nos identificamos e a partir de então optamos por fazer parte de um de seus projetos, o Letras Solidárias. Dessa forma, nos tornamos revisoras de redações que acompanham estudantes do ensino médio de escolas públicas, situadas no município de Pentecoste. O Letras Solidárias funciona através de uma plataforma online em que os estudantes enviam suas redações para um banco e lá permanecem até ser corrigida por um revisor. Ao adotar o projeto, iniciamos a vivência com a metodologia cooperativa que aborda a responsabilidade individual, a interdependência positiva, as habilidades sociais e a interação face a face, em que essas habilidades eram experienciadas nas células com os outros revisores do projeto. Além disso, tivemos acesso a formações sobre as competências solicitadas pelo Enem, recebemos uma matriz de referências que sempre nos auxiliava e também os feedbacks enviados a nós pelas facilitadoras alertando-nos do que era preciso melhorar foi de valiosa ajuda, visto que colaborou para o nosso crescimento acadêmico e também para fortalecer a nossa experiência como revisora de redação estilo Enem. Fica claro, a grande maturidade adquirida nessa vivência com o projeto Letras Solidárias e com a aprendizagem cooperativa, que para nós representa a certeza de que a educação e a cooperação podem sim, caminhar juntas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-07T19:25:12Z
2019-06-07T19:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Iara Machado de; SOUSA, Juliane Rocha de; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Iara Machado de; SOUSA, Juliane Rocha de; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028748080971776