Paradigmas da língua formal: uma análise da textualidade e da intertextualidade nas redações do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8219 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo refletir acerca do processo de correção da produção textual do Enem de 2013, partindo do objetivo central do programa: a inclusão social. Os elementos norteadores foram as competências e habilidades estabelecidas para correção conforme a proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O propósito é contribuir com os estudos acadêmicos tanto para profissionais da educação quanto para os de revisão de textos sobre os critérios e parâmetros envolvidos no referido processo da inclusão que é prospectar não a seleção dos participantes, mas sim subsidiar a busca de meios pelos quais todos possam adquirir conhecimento necessário para seu próprio desenvolvimento intelectual; Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental dividida em dois momentos: (i) revisão bibliográfica concernente o tema; e (ii) coleta e análise de documentos relacionados à prova de redação do ENEM, bem como de redações efetivamente produzidas por participantes do processo. Objetivou-se, assim, compreender como a revisão de texto ocupa lugar de destaque na esfera do Exame, uma vez que por existir um desconhecimento acerca do emprego de um revisor/a/corretor/a que exerce suas funções ao corrigir as redações dos participantes. Além disso, será visto a textualidade e da intertextualidade presente em cada uma delas. Será realizada uma breve análise, a partir das teorias da Análise de Discurso Crítica (FAIRRCLOUGH, 2001), sobre a transdisciplinariedade que acontece na produção textual. O ensino da Língua Portuguesa deveria ser a disciplina com maior desenvoltura e interesse entre os estudantes, uma vez que é a principal disciplina abordada dentro da sala de aula, bem como as produções textuais, mas não é o que acontece, tanto que foram apresentadas neste trabalho exemplos de redações corrigidas pelos corretores do Enem que se desviaram do pretendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
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Freires, Cláudia de SousaAcosta, María Del Pilar Tobar2016-02-29T11:49:36Z2016-02-29T11:49:36Z2015-05-122015-05-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8219O presente trabalho teve como objetivo refletir acerca do processo de correção da produção textual do Enem de 2013, partindo do objetivo central do programa: a inclusão social. Os elementos norteadores foram as competências e habilidades estabelecidas para correção conforme a proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O propósito é contribuir com os estudos acadêmicos tanto para profissionais da educação quanto para os de revisão de textos sobre os critérios e parâmetros envolvidos no referido processo da inclusão que é prospectar não a seleção dos participantes, mas sim subsidiar a busca de meios pelos quais todos possam adquirir conhecimento necessário para seu próprio desenvolvimento intelectual; Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental dividida em dois momentos: (i) revisão bibliográfica concernente o tema; e (ii) coleta e análise de documentos relacionados à prova de redação do ENEM, bem como de redações efetivamente produzidas por participantes do processo. Objetivou-se, assim, compreender como a revisão de texto ocupa lugar de destaque na esfera do Exame, uma vez que por existir um desconhecimento acerca do emprego de um revisor/a/corretor/a que exerce suas funções ao corrigir as redações dos participantes. Além disso, será visto a textualidade e da intertextualidade presente em cada uma delas. Será realizada uma breve análise, a partir das teorias da Análise de Discurso Crítica (FAIRRCLOUGH, 2001), sobre a transdisciplinariedade que acontece na produção textual. O ensino da Língua Portuguesa deveria ser a disciplina com maior desenvoltura e interesse entre os estudantes, uma vez que é a principal disciplina abordada dentro da sala de aula, bem como as produções textuais, mas não é o que acontece, tanto que foram apresentadas neste trabalho exemplos de redações corrigidas pelos corretores do Enem que se desviaram do pretendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-29T11:49:36Z No. of bitstreams: 1 51201586.pdf: 1219100 bytes, checksum: d9c74f39c7ff43bd00341905dd542f9c (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-29T11:49:36Z (GMT). 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O presente trabalho teve como objetivo refletir acerca do processo de correção da produção textual do Enem de 2013, partindo do objetivo central do programa: a inclusão social. Os elementos norteadores foram as competências e habilidades estabelecidas para correção conforme a proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O propósito é contribuir com os estudos acadêmicos tanto para profissionais da educação quanto para os de revisão de textos sobre os critérios e parâmetros envolvidos no referido processo da inclusão que é prospectar não a seleção dos participantes, mas sim subsidiar a busca de meios pelos quais todos possam adquirir conhecimento necessário para seu próprio desenvolvimento intelectual; Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental dividida em dois momentos: (i) revisão bibliográfica concernente o tema; e (ii) coleta e análise de documentos relacionados à prova de redação do ENEM, bem como de redações efetivamente produzidas por participantes do processo. Objetivou-se, assim, compreender como a revisão de texto ocupa lugar de destaque na esfera do Exame, uma vez que por existir um desconhecimento acerca do emprego de um revisor/a/corretor/a que exerce suas funções ao corrigir as redações dos participantes. Além disso, será visto a textualidade e da intertextualidade presente em cada uma delas. Será realizada uma breve análise, a partir das teorias da Análise de Discurso Crítica (FAIRRCLOUGH, 2001), sobre a transdisciplinariedade que acontece na produção textual. O ensino da Língua Portuguesa deveria ser a disciplina com maior desenvoltura e interesse entre os estudantes, uma vez que é a principal disciplina abordada dentro da sala de aula, bem como as produções textuais, mas não é o que acontece, tanto que foram apresentadas neste trabalho exemplos de redações corrigidas pelos corretores do Enem que se desviaram do pretendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
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