O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossert, Adolphe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Marquessuel Dantas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22352
Resumo: Expressar-se sobre Novalis torna-se, de certo modo, algo outro. Quer dizer, ao falar ou dizer que seja poucas palavras em relação a este autor do romantismo alemão, é quase que evocar misticismo. Para tanto, seu nome envolve muita reflexão do ponto de vista cultural, tanto em sua época quanto em épocas póstumas. O século presente carece inexoravelmente de atenção especial, principalmente quando pensamos no modo como o homem vive cujo comportamento apresenta-se distante do seu ser, no sentido fenomenológico. Assim sendo, em se tratando de Novalis, deve-se considerar o contexto histórico e geográfico em que viveu. Não obstante, Novalis encanta, embriaga, seduz e em certo sentido faz o leitor se deparar face a face com o seu ser (ontologicamente) cada vez mais estranho. Evocá-lo, assim como descrito no presente texto, mostra a importância deste autor na literatura mundial. Autor pouco conhecido e pouco estudado, Hardenberg (Novalis), o idealismo alemão e o romantismo formam, por assim dizer, um único mar da filosofia e da poesia da e na Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX.
id UFC-7_5ad931e87e7d5adde11610c90218c670
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22352
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O romantismo de Novalis: the romanticism of NovalisTraduçãoRomantismoNovalisExpressar-se sobre Novalis torna-se, de certo modo, algo outro. Quer dizer, ao falar ou dizer que seja poucas palavras em relação a este autor do romantismo alemão, é quase que evocar misticismo. Para tanto, seu nome envolve muita reflexão do ponto de vista cultural, tanto em sua época quanto em épocas póstumas. O século presente carece inexoravelmente de atenção especial, principalmente quando pensamos no modo como o homem vive cujo comportamento apresenta-se distante do seu ser, no sentido fenomenológico. Assim sendo, em se tratando de Novalis, deve-se considerar o contexto histórico e geográfico em que viveu. Não obstante, Novalis encanta, embriaga, seduz e em certo sentido faz o leitor se deparar face a face com o seu ser (ontologicamente) cada vez mais estranho. Evocá-lo, assim como descrito no presente texto, mostra a importância deste autor na literatura mundial. Autor pouco conhecido e pouco estudado, Hardenberg (Novalis), o idealismo alemão e o romantismo formam, por assim dizer, um único mar da filosofia e da poesia da e na Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX.Revista Dialectus2017-03-21T17:43:41Z2017-03-21T17:43:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOSSERT, Adolphe. O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 7, p. 151-159, set./dez. 2015. Tradução de Marquesssuel Dantas de Souza.2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22352Bossert, AdolpheSouza, Marquessuel Dantas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:05:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22352Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:16.849364Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
title O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
spellingShingle O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
Bossert, Adolphe
Tradução
Romantismo
Novalis
title_short O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
title_full O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
title_fullStr O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
title_full_unstemmed O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
title_sort O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis
author Bossert, Adolphe
author_facet Bossert, Adolphe
Souza, Marquessuel Dantas de
author_role author
author2 Souza, Marquessuel Dantas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossert, Adolphe
Souza, Marquessuel Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução
Romantismo
Novalis
topic Tradução
Romantismo
Novalis
description Expressar-se sobre Novalis torna-se, de certo modo, algo outro. Quer dizer, ao falar ou dizer que seja poucas palavras em relação a este autor do romantismo alemão, é quase que evocar misticismo. Para tanto, seu nome envolve muita reflexão do ponto de vista cultural, tanto em sua época quanto em épocas póstumas. O século presente carece inexoravelmente de atenção especial, principalmente quando pensamos no modo como o homem vive cujo comportamento apresenta-se distante do seu ser, no sentido fenomenológico. Assim sendo, em se tratando de Novalis, deve-se considerar o contexto histórico e geográfico em que viveu. Não obstante, Novalis encanta, embriaga, seduz e em certo sentido faz o leitor se deparar face a face com o seu ser (ontologicamente) cada vez mais estranho. Evocá-lo, assim como descrito no presente texto, mostra a importância deste autor na literatura mundial. Autor pouco conhecido e pouco estudado, Hardenberg (Novalis), o idealismo alemão e o romantismo formam, por assim dizer, um único mar da filosofia e da poesia da e na Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-21T17:43:41Z
2017-03-21T17:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOSSERT, Adolphe. O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 7, p. 151-159, set./dez. 2015. Tradução de Marquesssuel Dantas de Souza.
2317-2010
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22352
identifier_str_mv BOSSERT, Adolphe. O romantismo de Novalis: the romanticism of Novalis. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 7, p. 151-159, set./dez. 2015. Tradução de Marquesssuel Dantas de Souza.
2317-2010
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028946382422016