Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Wellington Borges
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Ana Paula de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38353
Resumo: Multimodalidade é a integração de dois ou mais sistemas semióticos na construção dos sentidos dos textos. Com a popularização das mídias digitais, como a internet, textos multimodais estão cada vez mais presentes no dia a dia de leitores provenientes dos mais diversos contextos sociais, servindo como instrumentos de persuasão, seja para o consumo de bens, serviços ou ideologias. O presente artigo busca analisar as estratégias utilizadas pela publicidade audiovisual, naturalmente multimodal, para induzir seus leitores ao consumo. Para isso, apresentamos um olhar sobre a propaganda “O que faz você feliz?”, do supermercado Pão de Açúcar, divulgada tanto na TV quanto na internet. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), que estabelecem categorias de análise de textos multimodais visuais. Os resultados da análise mostram que a peça publicitária em tela utiliza uma mescla de elementos dos videoclipes e outros recursos multimodais para construir sentidos que levam os leitores a consumir as ideologias e os comportamentos veiculados pelo comercial, tal como a ideia de que a felicidade pode ser encontrada na rede de supermercados.
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