Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38353 |
Resumo: | Multimodalidade é a integração de dois ou mais sistemas semióticos na construção dos sentidos dos textos. Com a popularização das mídias digitais, como a internet, textos multimodais estão cada vez mais presentes no dia a dia de leitores provenientes dos mais diversos contextos sociais, servindo como instrumentos de persuasão, seja para o consumo de bens, serviços ou ideologias. O presente artigo busca analisar as estratégias utilizadas pela publicidade audiovisual, naturalmente multimodal, para induzir seus leitores ao consumo. Para isso, apresentamos um olhar sobre a propaganda “O que faz você feliz?”, do supermercado Pão de Açúcar, divulgada tanto na TV quanto na internet. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), que estabelecem categorias de análise de textos multimodais visuais. Os resultados da análise mostram que a peça publicitária em tela utiliza uma mescla de elementos dos videoclipes e outros recursos multimodais para construir sentidos que levam os leitores a consumir as ideologias e os comportamentos veiculados pelo comercial, tal como a ideia de que a felicidade pode ser encontrada na rede de supermercados. |
id |
UFC-7_5b0d075a45daa208c969e91c373028d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38353 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisualMultimodalidadePropagandaVideoclipeMultimodalidade é a integração de dois ou mais sistemas semióticos na construção dos sentidos dos textos. Com a popularização das mídias digitais, como a internet, textos multimodais estão cada vez mais presentes no dia a dia de leitores provenientes dos mais diversos contextos sociais, servindo como instrumentos de persuasão, seja para o consumo de bens, serviços ou ideologias. O presente artigo busca analisar as estratégias utilizadas pela publicidade audiovisual, naturalmente multimodal, para induzir seus leitores ao consumo. Para isso, apresentamos um olhar sobre a propaganda “O que faz você feliz?”, do supermercado Pão de Açúcar, divulgada tanto na TV quanto na internet. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), que estabelecem categorias de análise de textos multimodais visuais. Os resultados da análise mostram que a peça publicitária em tela utiliza uma mescla de elementos dos videoclipes e outros recursos multimodais para construir sentidos que levam os leitores a consumir as ideologias e os comportamentos veiculados pelo comercial, tal como a ideia de que a felicidade pode ser encontrada na rede de supermercados.Revista Entrepalavras2018-12-24T16:08:10Z2018-12-24T16:08:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, Francisco Wellington Borges; SILVA, Ana Paula de Oliveira. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38353Gomes, Francisco Wellington BorgesSilva, Ana Paula de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:53.604153Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
title |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
spellingShingle |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual Gomes, Francisco Wellington Borges Multimodalidade Propaganda Videoclipe |
title_short |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
title_full |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
title_fullStr |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
title_sort |
Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual |
author |
Gomes, Francisco Wellington Borges |
author_facet |
Gomes, Francisco Wellington Borges Silva, Ana Paula de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Francisco Wellington Borges Silva, Ana Paula de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Propaganda Videoclipe |
topic |
Multimodalidade Propaganda Videoclipe |
description |
Multimodalidade é a integração de dois ou mais sistemas semióticos na construção dos sentidos dos textos. Com a popularização das mídias digitais, como a internet, textos multimodais estão cada vez mais presentes no dia a dia de leitores provenientes dos mais diversos contextos sociais, servindo como instrumentos de persuasão, seja para o consumo de bens, serviços ou ideologias. O presente artigo busca analisar as estratégias utilizadas pela publicidade audiovisual, naturalmente multimodal, para induzir seus leitores ao consumo. Para isso, apresentamos um olhar sobre a propaganda “O que faz você feliz?”, do supermercado Pão de Açúcar, divulgada tanto na TV quanto na internet. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), que estabelecem categorias de análise de textos multimodais visuais. Os resultados da análise mostram que a peça publicitária em tela utiliza uma mescla de elementos dos videoclipes e outros recursos multimodais para construir sentidos que levam os leitores a consumir as ideologias e os comportamentos veiculados pelo comercial, tal como a ideia de que a felicidade pode ser encontrada na rede de supermercados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24T16:08:10Z 2018-12-24T16:08:10Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Francisco Wellington Borges; SILVA, Ana Paula de Oliveira. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018. 2237-6321 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38353 |
identifier_str_mv |
GOMES, Francisco Wellington Borges; SILVA, Ana Paula de Oliveira. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018. 2237-6321 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028743925465088 |