Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Otávia Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33223
Resumo: SOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva; FARIAS, Otávia Marques de. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 93-118, jan./abr. 2018.
id UFC-7_5b6d630e4e2df9902654b6519e35b949
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33223
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolarReflections on teachers’ discourse about indiscipline and poor school performanceDiscurso docenteMemória discursivaIndisciplinaTeacher discourseSOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva; FARIAS, Otávia Marques de. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 93-118, jan./abr. 2018.Discourse is neither neutral nor naive. It manages and articulates memories, ideologies and silences that constitute man and his history. From such assumptions, this study analyzes teachers’ discourse from the perspective of french discourse analysis, based on Orlandi (2003), Brandão (2004) and Maingueneau (2005). We examine the position of Portuguese Language Teachers of Junior High School on indiscipline and poor school performance. For that, six semi-structured interviews with teachers from the municipality of Barreira and seven interviews with teachers from the municipality of Redenção were conducted and recorded in audio files. Both cities are in the region of Maciço de Baturité, in the state of Ceará, situated in the Brazilian northeast. We problematize the discursive intersections present in teachers’ discourse and reflect upon the symbolic construction of reality from the perspective of these subjects, who are apparently neutral, but in mfact loaded with ideologies. In our interviews, we noticed that teachers appropriated themselves of four socially instituted ideas: a) Classroom interaction is regulated by the teacher; b) Indiscipline is the result of student’s interaction with his / her family context; c) Respect is associated with the idea of fear; d) Affectivity is the main instrument of rapprochement with students. The results point to tensions between the discourse of the current pedagogy and the discourse of traditional pedagogy, often mixed in the collected corpus statements; to the action of memory and oblivion over the analyzed discourse constitution, in the sense of reformulating pre-constructed ideas and producing the novelty effect; to the presence of other discourses, such as the sexist, capitalist, juridical and religious, also evidenced in the analyzed texts.O discurso não é neutro, nem ingênuo. Ele administra e articula memórias, ideologias e silêncios que constituem o homem e sua história. Partindo de tais pressupostos, este estudo analisa o discurso docente sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, fundamentando-se principalmente em Orlandi (2003), Brandão (2004) e Maingueneau (2005). Examinamos os posicionamentos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre indisciplina e mau desempenho escolar. Para isso, foram realizadas e registradas em arquivos de áudio seis entrevistas semiestruturadas com professores do município de Barreira e sete entrevistas com professores do município de Redenção, ambos situados na região do Maciço de Baturité, no Ceará. Problematizamos os entrecruzamentos discursivos presentes no discurso docente e refletimos sobre a construção simbólica da realidade a partir do olhar desses sujeitos aparentemente neutros, mas carregados de ideologias. Em nossas entrevistas, percebemos que os docentes apropriaram-se de quatro ideias socialmente instituídas: a) A interação em sala é regulada pelo professor; b) A indisciplina é fruto da relação do aluno com seu contexto familiar; c) Respeito se associa à ideia de temor; d) Afetividade é o principal instrumento de aproximação com os alunos. Os resultados apontam para tensões entre o discurso da pedagogia atual e o discurso da pedagogia tradicional, frequentemente misturados nos enunciados do corpus coletado; para a ação da memória e do esquecimento, na constituição do discurso analisado, no sentido de reformular pré construídos e produzir o efeito de novidade; para a presença de discursos outros, como o sexista, o capitalista, o jurídico e o religioso, também evidenciada nos textos analisados.Revista Entrepalavras2018-06-27T14:43:14Z2018-06-27T14:43:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSoares, R. R. B. S.; Farias, O. M. (2018)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33223Soares, Roberta Rafaela Bernardino da SilvaFarias, Otávia Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:44:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33223Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:04.141744Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
Reflections on teachers’ discourse about indiscipline and poor school performance
title Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
spellingShingle Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva
Discurso docente
Memória discursiva
Indisciplina
Teacher discourse
title_short Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
title_full Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
title_fullStr Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
title_full_unstemmed Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
title_sort Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
author Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva
author_facet Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva
Farias, Otávia Marques de
author_role author
author2 Farias, Otávia Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva
Farias, Otávia Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso docente
Memória discursiva
Indisciplina
Teacher discourse
topic Discurso docente
Memória discursiva
Indisciplina
Teacher discourse
description SOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva; FARIAS, Otávia Marques de. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 93-118, jan./abr. 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27T14:43:14Z
2018-06-27T14:43:14Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares, R. R. B. S.; Farias, O. M. (2018)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33223
identifier_str_mv Soares, R. R. B. S.; Farias, O. M. (2018)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028781198147584