Análise dos regulamentos das atividades complementares do Curso de Ciências Contábeis de instituições públicas federais de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Ryanne de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31536
Resumo: As Atividades Complementares são componentes elementares para o desenvolvimento do estudante na Universidade, além de ser item obrigatório no currículo escolar. Devido a essa importância, a questão problema da pesquisa é: “Quais as principais características e exigências dos regulamentos das Atividades Complementares dos cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Federais brasileiras?”, tendo como objetivo geral da pesquisa: identificar as principais características e distinções entre os regulamentos; e como objetivos específicos: verificar a principal área de atividade de cada regulamento; observar se existe conformidade dos regulamentos com o exigido pela Regulação nº10 de 2004 do MEC e; identificar se os regulamentos são elaborados de modo autônomo pelos cursos ou se possuem influência de outros dispositivos normativos institucionais. A pesquisa exploratória adotada para uma amostra de 22 regulamentos, a análise bibliográfica, documental e qualitativa. Verificou-se que a principal área de atividade definida em cada regulamento é a de Pesquisa; constatou-se a conformidade com a Resolução nº10 de 2004 do MEC e; identificou-se 12 regulamentos com influência de dispositivos internos, como o CEPE, por exemplo, e 10 que não possuem.
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