A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hecke, Adriana Paffrath
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25849
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeida
id UFPR_cfd1575588fb089a0d7a0f4d2ad74e0b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25849
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Lauro Brito de, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeHecke, Adriana Paffrath2022-12-08T13:57:41Z2022-12-08T13:57:41Z2011https://hdl.handle.net/1884/25849Orientador : Prof. Dr. Lauro Brito de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2011Bibliografia: fls. 71-74Área de concentração : Contabilidade e finançasResumo: Empreender pode significar transformação econômica pessoal e social. Um local apropriado para constatação do desejo latente de empreender são as Instituições de Ensino Superior, em especial as voltadas para o gerenciamento, como nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Curitiba tem 55 IES que oferecem pelos menos um dos dois cursos e formam mais de 10.000 alunos por período. Em virtude disso, torna-se relevante investigar as diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos citados, bem como os fatores que influenciam a intenção empreendedora desses estudantes. O comportamento foi analisado com base na Theory of Planned Behavior (TPB – Teoria do Planejamento do Comportamento), que descreve uma série de fatores que podem influenciar a intenção comportamental dos pesquisados. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo survey, utilizando questionários estruturados, uma amostra não probabilística foi retirada de uma população para realização da pesquisa e quanto ao processo, quantitativa, por coletar dados numéricos e examinar e refletir sobre as percepções para se obter entendimento das atividades sociais e humanas. Para as inferências foram realizados testes estatísticos de análise fatorial, para excluir variáveis pouco influentes, regressão linear, para verificar o quanto cada variável poderia explicar a intenção empreendedora dos respondentes e finalmente foi utilizado o teste de hipóteses não paramétrico de Mann-Whitney para comparação das médias obtidas nos dois cursos. Após os testes foi realizada análise dos resultados para responder a questão de pesquisa acerca da existência de diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis.Abstract: Undertake economic transformation can mean personal and social. A appropriate location for finding the latent desire to undertake are Higher Education Institutions, especially those designed to management, as courses in Business Administration and Accounting. Curitiba has 55 HEIs offering at least one of the two courses and form more than 10,000 students per period. As a result, it becomes relevant investigate the differences in the entrepreneurial profile of students graduating the courses mentioned, as well as factors that influence the intention these enterprising students. The behavior was analyzed based the Theory of Planned Behavior (TPB - Theory of Planning Behavior), which describes a number of factors that can influence the behavioral intention of the respondents. The methodology used was descriptive, survey-type, using structured questionnaires, a non-probability sample was removal of a population for the research and how to process, quantitative and numerical data to collect and examine and reflect on perceptions to gain understanding of social activities and humanities. For inferences of statistical tests were performed factor analysis, to exclude some influential variables, regression linear, to see how each variable could explain the intent enterprising of the respondents and finally test was used to hypotheses nonparametric Mann-Whitney test to compare mean obtained in the two courses. After testing was performed analysis of results to answer the research question concerning the existence of differences in the entrepreneurial profile of students graduating from courses Degree in Business Administration and Accounting.81f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEmpreendedorismoAdministração - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Ciências ContábeisA intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdfapplication/pdf785919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/1/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf9a0aab2c82337f63185a1daf4b4adbf2MD51open accessTEXTDissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.txtExtracted Texttext/plain140200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/2/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.txtce10d105b01aa88a3455d9b7ea80b3ecMD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/3/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.jpg6cf49962b4a9f04a681bb280bf5f1f2eMD53open access1884/258492022-12-08 10:57:41.727open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25849Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-08T13:57:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
title A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
spellingShingle A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
Hecke, Adriana Paffrath
Teses
Empreendedorismo
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
title_short A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
title_full A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
title_fullStr A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
title_full_unstemmed A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
title_sort A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.
author Hecke, Adriana Paffrath
author_facet Hecke, Adriana Paffrath
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Lauro Brito de, 1952-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
dc.contributor.author.fl_str_mv Hecke, Adriana Paffrath
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Empreendedorismo
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
topic Teses
Empreendedorismo
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
description Orientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeida
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T13:57:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-08T13:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25849
url https://hdl.handle.net/1884/25849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/1/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/2/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25849/3/Dissertacao_Adriana_Paffrath_Hecke.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a0aab2c82337f63185a1daf4b4adbf2
ce10d105b01aa88a3455d9b7ea80b3ec
6cf49962b4a9f04a681bb280bf5f1f2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860745065922560