Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852 |
Resumo: | The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome. |
id |
UFC-7_5d7548f1f9b5fd5e64f2e4d0fda47088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30852 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionaisLeitura - Fortaleza (CE)Estudantes universitários - Fortaleza (CE)The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.O objetivo desse estudo é identificar a contribuição do hábito de leitura dos estudantes de ciências contábeis para a sua formação profissional como contadores. A fundamentação teórica sobre competências do contador e leitura se fundamenta na Psicologia e na área de Recursos Humanos. A proposição desta pesquisa é de que o hábito de leitura contribui positivamente para o desenvolvimento de competências do contador. Quanto à metodologia, a pesquisa é do tipo exploratória e qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica de questionário, em amostra por acessibilidade, com 180 universitários, contendo a escala de funções da leitura com as funções aprendizagem, utilidade, moralidade e estímulo, bem como um texto preparado segundo a técnica Cloze. Os resultados demonstraram maior uso das funções aprendizagem e utilidade. Os alunos denotaram dificuldades na compreensão textual. Conclui-se que há ambiente propício para o desenvolvimento das competências do contador por meio da leitura, porém as funções moralidade e estímulo precisam ser incentivadas e as dificuldades de entendimento hão de ser superadas.Garcia, Editinete Andre da RochaNascimento, Deborah Maria de Sousa2018-04-09T19:25:39Z2018-04-09T19:25:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T16:56:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30852Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:11.824105Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
title |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
spellingShingle |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais Nascimento, Deborah Maria de Sousa Leitura - Fortaleza (CE) Estudantes universitários - Fortaleza (CE) |
title_short |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
title_full |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
title_fullStr |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
title_full_unstemmed |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
title_sort |
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais |
author |
Nascimento, Deborah Maria de Sousa |
author_facet |
Nascimento, Deborah Maria de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Editinete Andre da Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Deborah Maria de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Fortaleza (CE) Estudantes universitários - Fortaleza (CE) |
topic |
Leitura - Fortaleza (CE) Estudantes universitários - Fortaleza (CE) |
description |
The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-04-09T19:25:39Z 2018-04-09T19:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028858996195328 |