Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Deborah Maria de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
Resumo: The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.
id UFC-7_5d7548f1f9b5fd5e64f2e4d0fda47088
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30852
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionaisLeitura - Fortaleza (CE)Estudantes universitários - Fortaleza (CE)The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.O objetivo desse estudo é identificar a contribuição do hábito de leitura dos estudantes de ciências contábeis para a sua formação profissional como contadores. A fundamentação teórica sobre competências do contador e leitura se fundamenta na Psicologia e na área de Recursos Humanos. A proposição desta pesquisa é de que o hábito de leitura contribui positivamente para o desenvolvimento de competências do contador. Quanto à metodologia, a pesquisa é do tipo exploratória e qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica de questionário, em amostra por acessibilidade, com 180 universitários, contendo a escala de funções da leitura com as funções aprendizagem, utilidade, moralidade e estímulo, bem como um texto preparado segundo a técnica Cloze. Os resultados demonstraram maior uso das funções aprendizagem e utilidade. Os alunos denotaram dificuldades na compreensão textual. Conclui-se que há ambiente propício para o desenvolvimento das competências do contador por meio da leitura, porém as funções moralidade e estímulo precisam ser incentivadas e as dificuldades de entendimento hão de ser superadas.Garcia, Editinete Andre da RochaNascimento, Deborah Maria de Sousa2018-04-09T19:25:39Z2018-04-09T19:25:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T16:56:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30852Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:11.824105Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
title Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
spellingShingle Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
Nascimento, Deborah Maria de Sousa
Leitura - Fortaleza (CE)
Estudantes universitários - Fortaleza (CE)
title_short Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
title_full Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
title_fullStr Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
title_full_unstemmed Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
title_sort Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
author Nascimento, Deborah Maria de Sousa
author_facet Nascimento, Deborah Maria de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Editinete Andre da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Deborah Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Fortaleza (CE)
Estudantes universitários - Fortaleza (CE)
topic Leitura - Fortaleza (CE)
Estudantes universitários - Fortaleza (CE)
description The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-04-09T19:25:39Z
2018-04-09T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
identifier_str_mv NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028858996195328