O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellizzari, Vitória Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Luis Glauber
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545
Resumo: As Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G.
id UFC-7_5d9ddc7d05f1d751a986b57c2bbef663
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54545
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do BrasilEscola pilotoIndústria petrolífera - TecnologiaIntegração ensino - Pesquisa - ExtensãoEngenharia de petróleoTecnologia e EducaçãoAs Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G.2020-10-09T13:18:18Z2020-10-09T13:18:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.2446 8339http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545Pellizzari, Vitória BeatrizRodrigues, Luis Glauberporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T16:24:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:01.074350Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
title O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
spellingShingle O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
Pellizzari, Vitória Beatriz
Escola piloto
Indústria petrolífera - Tecnologia
Integração ensino - Pesquisa - Extensão
Engenharia de petróleo
Tecnologia e Educação
title_short O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
title_full O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
title_fullStr O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
title_full_unstemmed O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
title_sort O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
author Pellizzari, Vitória Beatriz
author_facet Pellizzari, Vitória Beatriz
Rodrigues, Luis Glauber
author_role author
author2 Rodrigues, Luis Glauber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellizzari, Vitória Beatriz
Rodrigues, Luis Glauber
dc.subject.por.fl_str_mv Escola piloto
Indústria petrolífera - Tecnologia
Integração ensino - Pesquisa - Extensão
Engenharia de petróleo
Tecnologia e Educação
topic Escola piloto
Indústria petrolífera - Tecnologia
Integração ensino - Pesquisa - Extensão
Engenharia de petróleo
Tecnologia e Educação
description As Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-09T13:18:18Z
2020-10-09T13:18:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.
2446 8339
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545
identifier_str_mv PELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.
2446 8339
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028836924719104