O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545 |
Resumo: | As Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G. |
id |
UFC-7_5d9ddc7d05f1d751a986b57c2bbef663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54545 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do BrasilEscola pilotoIndústria petrolífera - TecnologiaIntegração ensino - Pesquisa - ExtensãoEngenharia de petróleoTecnologia e EducaçãoAs Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G.2020-10-09T13:18:18Z2020-10-09T13:18:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.2446 8339http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545Pellizzari, Vitória BeatrizRodrigues, Luis Glauberporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T16:24:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:01.074350Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
title |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
spellingShingle |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil Pellizzari, Vitória Beatriz Escola piloto Indústria petrolífera - Tecnologia Integração ensino - Pesquisa - Extensão Engenharia de petróleo Tecnologia e Educação |
title_short |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
title_full |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
title_fullStr |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
title_full_unstemmed |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
title_sort |
O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil |
author |
Pellizzari, Vitória Beatriz |
author_facet |
Pellizzari, Vitória Beatriz Rodrigues, Luis Glauber |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luis Glauber |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellizzari, Vitória Beatriz Rodrigues, Luis Glauber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola piloto Indústria petrolífera - Tecnologia Integração ensino - Pesquisa - Extensão Engenharia de petróleo Tecnologia e Educação |
topic |
Escola piloto Indústria petrolífera - Tecnologia Integração ensino - Pesquisa - Extensão Engenharia de petróleo Tecnologia e Educação |
description |
As Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-09T13:18:18Z 2020-10-09T13:18:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018. 2446 8339 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545 |
identifier_str_mv |
PELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018. 2446 8339 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028836924719104 |