A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339 |
Resumo: | O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos |
id |
Ânima_f18f7d92764cedda87e65655a8571f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8339 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de aviãoFormação de pilotosTecnologia aeronáuticaEnsino-aprendizagemAviação civilPiloto de aviãoO presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscosKindermann, Conceição AparecidaOliveira, Matheus Amaral Mendes de2019-12-11T14:03:17Z2020-11-28T23:47:16Z2019-12-11T14:03:17Z2020-11-28T23:47:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339pt_PTCiências Aeronáuticas - Unisul VirtualSão PauloAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T19:00:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8339Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T19:00:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
title |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
spellingShingle |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião Oliveira, Matheus Amaral Mendes de Formação de pilotos Tecnologia aeronáutica Ensino-aprendizagem Aviação civil Piloto de avião |
title_short |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
title_full |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
title_fullStr |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
title_full_unstemmed |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
title_sort |
A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião |
author |
Oliveira, Matheus Amaral Mendes de |
author_facet |
Oliveira, Matheus Amaral Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kindermann, Conceição Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Matheus Amaral Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de pilotos Tecnologia aeronáutica Ensino-aprendizagem Aviação civil Piloto de avião |
topic |
Formação de pilotos Tecnologia aeronáutica Ensino-aprendizagem Aviação civil Piloto de avião |
description |
O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T14:03:17Z 2019-12-11T14:03:17Z 2019 2020-11-28T23:47:16Z 2020-11-28T23:47:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
pt_PT |
language_invalid_str_mv |
pt_PT |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciências Aeronáuticas - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415858776244224 |