Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348 |
Resumo: | A época atual se configura por um vertiginoso processo de transformações técnico-científicas e tecnológicas que se incorporam agressivamente ao mundo do trabalho e, portanto, da produção, inaugurando novas formas de ser e de fazer no campo profissional. Tais mudanças impactam substantivamente na educação, que assume o desafio de preparar os jovens para um mundo no qual os conceitos se apresentam naquilo que Bauman1 chamou de fluído, cenário em constante ressignificação. Esse contexto tem impactado particularmente no campo das ciências, cada vez mais amparadas em novas técnicas de produção de seu saber. Essas mudanças se fizeram presentes também no ensino das ciências e da matemática. Assim, o presente livro traz um conjunto de trabalhos acerca desses impactos no ensino de ciências e matemática com objetivo de incitar reflexões múltiplas e interdisciplinares sobre essa questão. O livro está dividido em duas unidades. A primeira, constituída de oito capítulos, trata de discutir a Teoria da Educação e Ensino de Ciências e Matemática. A segunda unidade, por sua vez, intitulada Didática e ensino de Ciências e Matemática, está constituída também de oito capítulos. |
id |
UFC-7_5df18878bc023d1733c146e1eb45fde2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30348 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e MatemáticaTecnologias EducacionaisCiências - EnsinoMatemática - EnsinoA época atual se configura por um vertiginoso processo de transformações técnico-científicas e tecnológicas que se incorporam agressivamente ao mundo do trabalho e, portanto, da produção, inaugurando novas formas de ser e de fazer no campo profissional. Tais mudanças impactam substantivamente na educação, que assume o desafio de preparar os jovens para um mundo no qual os conceitos se apresentam naquilo que Bauman1 chamou de fluído, cenário em constante ressignificação. Esse contexto tem impactado particularmente no campo das ciências, cada vez mais amparadas em novas técnicas de produção de seu saber. Essas mudanças se fizeram presentes também no ensino das ciências e da matemática. Assim, o presente livro traz um conjunto de trabalhos acerca desses impactos no ensino de ciências e matemática com objetivo de incitar reflexões múltiplas e interdisciplinares sobre essa questão. O livro está dividido em duas unidades. A primeira, constituída de oito capítulos, trata de discutir a Teoria da Educação e Ensino de Ciências e Matemática. A segunda unidade, por sua vez, intitulada Didática e ensino de Ciências e Matemática, está constituída também de oito capítulos.2018-03-14T19:13:42Z2018-03-14T19:13:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfNOJOSA, Diva Maria Borges (org.); LIMA, Isaías Batista de (org.); RIBEIRO, Júlio Wilson (org.). Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2018. 388 p. (Coleção Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348. Acesso em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348Nojosa, Diva Maria Borges (Org.)Lima, Isaías Batista de (Org.)Ribeiro, Júlio Wilson (Org.)porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-24T14:55:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30348Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:13.997910Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
title |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática Nojosa, Diva Maria Borges (Org.) Tecnologias Educacionais Ciências - Ensino Matemática - Ensino |
title_short |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
title_full |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
title_sort |
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática |
author |
Nojosa, Diva Maria Borges (Org.) |
author_facet |
Nojosa, Diva Maria Borges (Org.) Lima, Isaías Batista de (Org.) Ribeiro, Júlio Wilson (Org.) |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Isaías Batista de (Org.) Ribeiro, Júlio Wilson (Org.) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nojosa, Diva Maria Borges (Org.) Lima, Isaías Batista de (Org.) Ribeiro, Júlio Wilson (Org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Educacionais Ciências - Ensino Matemática - Ensino |
topic |
Tecnologias Educacionais Ciências - Ensino Matemática - Ensino |
description |
A época atual se configura por um vertiginoso processo de transformações técnico-científicas e tecnológicas que se incorporam agressivamente ao mundo do trabalho e, portanto, da produção, inaugurando novas formas de ser e de fazer no campo profissional. Tais mudanças impactam substantivamente na educação, que assume o desafio de preparar os jovens para um mundo no qual os conceitos se apresentam naquilo que Bauman1 chamou de fluído, cenário em constante ressignificação. Esse contexto tem impactado particularmente no campo das ciências, cada vez mais amparadas em novas técnicas de produção de seu saber. Essas mudanças se fizeram presentes também no ensino das ciências e da matemática. Assim, o presente livro traz um conjunto de trabalhos acerca desses impactos no ensino de ciências e matemática com objetivo de incitar reflexões múltiplas e interdisciplinares sobre essa questão. O livro está dividido em duas unidades. A primeira, constituída de oito capítulos, trata de discutir a Teoria da Educação e Ensino de Ciências e Matemática. A segunda unidade, por sua vez, intitulada Didática e ensino de Ciências e Matemática, está constituída também de oito capítulos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-14T19:13:42Z 2018-03-14T19:13:42Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOJOSA, Diva Maria Borges (org.); LIMA, Isaías Batista de (org.); RIBEIRO, Júlio Wilson (org.). Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2018. 388 p. (Coleção Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348. Acesso em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348 |
identifier_str_mv |
NOJOSA, Diva Maria Borges (org.); LIMA, Isaías Batista de (org.); RIBEIRO, Júlio Wilson (org.). Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2018. 388 p. (Coleção Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348. Acesso em: |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028810343317504 |