O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Maria José Pires Barros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Arrais Neto, Enéas de Araújo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000c22w
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
Resumo: A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...]
id UFC-7_5ec5b54494af6017edf2b444dfec3bcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39939
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?Ensino MédioFormação do trabalhadorDesqualificaçãoQualificaçãoA formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...]Edições UFC2019-02-25T15:43:27Z2019-02-25T15:43:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174.978 85 7282 625 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939ark:/83112/001300000c22wCardozo, Maria José Pires BarrosArrais Neto, Enéas de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T18:55:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39939Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:17.052654Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
title O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
spellingShingle O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
Cardozo, Maria José Pires Barros
Ensino Médio
Formação do trabalhador
Desqualificação
Qualificação
title_short O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
title_full O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
title_fullStr O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
title_full_unstemmed O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
title_sort O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
author Cardozo, Maria José Pires Barros
author_facet Cardozo, Maria José Pires Barros
Arrais Neto, Enéas de Araújo
author_role author
author2 Arrais Neto, Enéas de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Maria José Pires Barros
Arrais Neto, Enéas de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Formação do trabalhador
Desqualificação
Qualificação
topic Ensino Médio
Formação do trabalhador
Desqualificação
Qualificação
description A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-02-25T15:43:27Z
2019-02-25T15:43:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174.
978 85 7282 625 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000c22w
identifier_str_mv CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174.
978 85 7282 625 9
ark:/83112/001300000c22w
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373748782268416