O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000c22w |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939 |
Resumo: | A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...] |
id |
UFC-7_5ec5b54494af6017edf2b444dfec3bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39939 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?Ensino MédioFormação do trabalhadorDesqualificaçãoQualificaçãoA formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...]Edições UFC2019-02-25T15:43:27Z2019-02-25T15:43:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174.978 85 7282 625 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939ark:/83112/001300000c22wCardozo, Maria José Pires BarrosArrais Neto, Enéas de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T18:55:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39939Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:17.052654Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
title |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
spellingShingle |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? Cardozo, Maria José Pires Barros Ensino Médio Formação do trabalhador Desqualificação Qualificação |
title_short |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
title_full |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
title_fullStr |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
title_full_unstemmed |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
title_sort |
O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
author |
Cardozo, Maria José Pires Barros |
author_facet |
Cardozo, Maria José Pires Barros Arrais Neto, Enéas de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Arrais Neto, Enéas de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo, Maria José Pires Barros Arrais Neto, Enéas de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Formação do trabalhador Desqualificação Qualificação |
topic |
Ensino Médio Formação do trabalhador Desqualificação Qualificação |
description |
A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-02-25T15:43:27Z 2019-02-25T15:43:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174. 978 85 7282 625 9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000c22w |
identifier_str_mv |
CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174. 978 85 7282 625 9 ark:/83112/001300000c22w |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373748782268416 |