Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frota, Irandir Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
Resumo: A andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas.
id UFC-7_5edf6f5daef3e370d4ab363f47d74296
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41596
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Andragogia na educação profissional: contribuições e desafiosAndragogiaEducação de adultosProcesso de ensino aprendizagemA andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas.Lima, Marcos Antonio MartinsFrota, Irandir Rodrigues2019-05-13T12:45:39Z2019-05-13T12:45:39Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:45:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41596Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-05-13T12:45:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
title Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
spellingShingle Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
Frota, Irandir Rodrigues
Andragogia
Educação de adultos
Processo de ensino aprendizagem
title_short Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
title_full Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
title_fullStr Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
title_full_unstemmed Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
title_sort Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
author Frota, Irandir Rodrigues
author_facet Frota, Irandir Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Marcos Antonio Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Frota, Irandir Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Educação de adultos
Processo de ensino aprendizagem
topic Andragogia
Educação de adultos
Processo de ensino aprendizagem
description A andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-05-13T12:45:39Z
2019-05-13T12:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
identifier_str_mv FROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806568737538048