Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Amanda Cibele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Braúna, Rita de Cássia de Alcântara, Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056
Resumo: Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores.
id METO-3_fcecb9122b11f987ea06b6f1d2761d7e
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4056
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professorEducaçãoAndragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores.Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores.Universidade Metodista de PiracicabaSoares, Amanda CibeleBraúna, Rita de Cássia de AlcântaraSaraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/405610.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 23-382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056/2360BrasilContemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4056Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
title Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
spellingShingle Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
Soares, Amanda Cibele
Educação
Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores.
title_short Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
title_full Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
title_fullStr Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
title_full_unstemmed Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
title_sort Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
author Soares, Amanda Cibele
author_facet Soares, Amanda Cibele
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
author_role author
author2 Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Amanda Cibele
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores.
topic Educação
Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores.
description Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056/2360
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade.
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 23-38
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020730544128