Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portácio, Denílson Albano
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola e seus processos de construção, sua abrangência enquanto política pública e seu caráter participativo. O PDE é apresentado como exercício possível de gestão democrática, visto que, quando bem executado, possibilita à escola um salto de qualidade e autonomia escolar. Segundo os estudiosos de planejamento, o PDE é uma metodologia dinâmica muito favorável a realidade da escola pública porque envolve todos os segmentos da comunidade escolar a partir da sua elaboração, execução e constante processo de avaliação. É um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança formal da escola e desenvolvido de maneira participativa pelo coletivo da escola. Através de depoimentos dos construtores do PDE, apresenta-se uma amostra da relevância dele enquanto instrumento de gestão para o cotidiano escolar.
id UFC-7_5ee19db39385f0e2e21331a7af45b51a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38279
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construçãoPlano de Desenvolvimento da EscolaGestão democráticaEste trabalho é um estudo sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola e seus processos de construção, sua abrangência enquanto política pública e seu caráter participativo. O PDE é apresentado como exercício possível de gestão democrática, visto que, quando bem executado, possibilita à escola um salto de qualidade e autonomia escolar. Segundo os estudiosos de planejamento, o PDE é uma metodologia dinâmica muito favorável a realidade da escola pública porque envolve todos os segmentos da comunidade escolar a partir da sua elaboração, execução e constante processo de avaliação. É um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança formal da escola e desenvolvido de maneira participativa pelo coletivo da escola. Através de depoimentos dos construtores do PDE, apresenta-se uma amostra da relevância dele enquanto instrumento de gestão para o cotidiano escolar.Veras, Neide Fernandes MonteiroPortácio, Denílson Albano2018-12-20T15:21:22Z2018-12-20T15:21:22Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPORTÁCIO, Denílson Albano. Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção. 2003. 48f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:49:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38279Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-03-09T14:49:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
title Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
spellingShingle Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
Portácio, Denílson Albano
Plano de Desenvolvimento da Escola
Gestão democrática
title_short Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
title_full Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
title_fullStr Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
title_full_unstemmed Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
title_sort Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
author Portácio, Denílson Albano
author_facet Portácio, Denílson Albano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veras, Neide Fernandes Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Portácio, Denílson Albano
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Desenvolvimento da Escola
Gestão democrática
topic Plano de Desenvolvimento da Escola
Gestão democrática
description Este trabalho é um estudo sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola e seus processos de construção, sua abrangência enquanto política pública e seu caráter participativo. O PDE é apresentado como exercício possível de gestão democrática, visto que, quando bem executado, possibilita à escola um salto de qualidade e autonomia escolar. Segundo os estudiosos de planejamento, o PDE é uma metodologia dinâmica muito favorável a realidade da escola pública porque envolve todos os segmentos da comunidade escolar a partir da sua elaboração, execução e constante processo de avaliação. É um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança formal da escola e desenvolvido de maneira participativa pelo coletivo da escola. Através de depoimentos dos construtores do PDE, apresenta-se uma amostra da relevância dele enquanto instrumento de gestão para o cotidiano escolar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2018-12-20T15:21:22Z
2018-12-20T15:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTÁCIO, Denílson Albano. Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção. 2003. 48f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279
identifier_str_mv PORTÁCIO, Denílson Albano. Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção. 2003. 48f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935820155518976