Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Carla Terezinha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66908
Resumo: Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
id UFPR_a6754d3276a32d2433ad86a5b4ae246e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66908
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Calado, Carla TerezinhaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2022-08-16T18:06:31Z2022-08-16T18:06:31Z2003https://hdl.handle.net/1884/66908Orientador : Ângelo Ricardo de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho PedagógicoResumo : O presente estudo sobre Projeto Político-Pedagógico foi realizado em uma escola pública de tempo integral, da Rede Municipal de Curitiba, situada na região sul da cidade. O trabalho teve por objetivo analisar algumas questões como: a definição do processo educativo pela escola; a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; o compromisso dos professores com a qualidade de ensino e a avaliação do projeto pela escola. Para obter respostas a estas questões foram feitas análises do documento elaborado pela escola e também as entrevistas com alguns professores, com a pedagoga e com a equipe administrativa. O Projeto Político-Pedagógico mostra as intenções da escola, é um documento que apresenta a identidade da instituição. E fundamental que ele seja construído e analisado coletivamente, isto é, por toda a comunidade escolar. Através desse estudo foi possível constatar que a escola pública constrói seu Projeto Político-Pedagógico, mas que nem sempre ele é a identidade da escola e que existem professores preocupados e compromissados com a qualidade de ensino e outros nem tanto. E necessário que os vários segmentos da escola analisem o desenvolvimento das ações previstas com a finalidade de se fager as mudanças necessárias durante o processo e não apenas ao final do ano letivo. E importante que o projeto político-pedagógico seja concebido, executado e avaliado sempre coletivamente, para que a escola possa construir sua autonomia e sua identidade, a partir de suas práticas.40 f.application/pdfDisponível em formato digitalEscolas publicasGestão democráticaProjeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - CARLA TEREZINHA CALADO.pdfapplication/pdf852599https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66908/1/E%20-%20CARLA%20TEREZINHA%20CALADO.pdf008c684b4d8260d501098447b2363826MD51open access1884/669082022-08-16 15:06:32.079open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T18:06:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
title Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
spellingShingle Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
Calado, Carla Terezinha
Escolas publicas
Gestão democrática
title_short Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
title_full Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
title_fullStr Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
title_full_unstemmed Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
title_sort Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública
author Calado, Carla Terezinha
author_facet Calado, Carla Terezinha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Carla Terezinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
contributor_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas
Gestão democrática
topic Escolas publicas
Gestão democrática
description Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T18:06:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T18:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66908
url https://hdl.handle.net/1884/66908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66908/1/E%20-%20CARLA%20TEREZINHA%20CALADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 008c684b4d8260d501098447b2363826
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860573139304448