Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vinicius Castelo de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Adrielle, Aragão, Lucelia Maria Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140
Resumo: As atividades de interação são caracterizadas pela colaboração ativa dos seus participantes. No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. A comissão de interação desenvolve diversas atividades como: “Roda de Música”, “Roda de Conversa”, “Jogos de Infância”, “Jogos de Mesa”, entre outros. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da acessibilidade, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes. Com isso o objetivo deste estudo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da acessibilidade, verificando de que forma essas atividades contribuem na vida pessoal e profissional dos participantes. Além disso, buscamos saber a opinião dos bolsistas acerca da existência do "Projeto Acessibilidade" dentro do Programa e quais deficiências eles consideram que deveriam ser mais abordadas nas atividades. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação e Acessibilidade. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os bolsistas participantes das interações. Identificamos que a participação nas interações com a temática da acessibilidade se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema, e após a participação nas atividades adquirem uma bagagem de conhecimento e uma nova visão em relação ao ser diferente, contextualizando assim a interação como agente atitudinal.
id UFC-7_5fe0a79a69e620fe358bcf52be3fb5d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45140
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidadeAprendizagem cooperativaAcessibidade e interaçãoPACCEAs atividades de interação são caracterizadas pela colaboração ativa dos seus participantes. No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. A comissão de interação desenvolve diversas atividades como: “Roda de Música”, “Roda de Conversa”, “Jogos de Infância”, “Jogos de Mesa”, entre outros. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da acessibilidade, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes. Com isso o objetivo deste estudo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da acessibilidade, verificando de que forma essas atividades contribuem na vida pessoal e profissional dos participantes. Além disso, buscamos saber a opinião dos bolsistas acerca da existência do "Projeto Acessibilidade" dentro do Programa e quais deficiências eles consideram que deveriam ser mais abordadas nas atividades. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação e Acessibilidade. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os bolsistas participantes das interações. Identificamos que a participação nas interações com a temática da acessibilidade se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema, e após a participação nas atividades adquirem uma bagagem de conhecimento e uma nova visão em relação ao ser diferente, contextualizando assim a interação como agente atitudinal.2019-08-26T14:47:28Z2019-08-26T14:47:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Vinicius Castelo de; CUNHA, Adrielle; ARAGÃO, Lucelia Maria Santos. Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140Sousa, Vinicius Castelo deCunha, AdrielleAragão, Lucelia Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:38.052545Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
title Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
spellingShingle Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
Sousa, Vinicius Castelo de
Aprendizagem cooperativa
Acessibidade e interação
PACCE
title_short Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
title_full Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
title_fullStr Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
title_full_unstemmed Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
title_sort Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade
author Sousa, Vinicius Castelo de
author_facet Sousa, Vinicius Castelo de
Cunha, Adrielle
Aragão, Lucelia Maria Santos
author_role author
author2 Cunha, Adrielle
Aragão, Lucelia Maria Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vinicius Castelo de
Cunha, Adrielle
Aragão, Lucelia Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Acessibidade e interação
PACCE
topic Aprendizagem cooperativa
Acessibidade e interação
PACCE
description As atividades de interação são caracterizadas pela colaboração ativa dos seus participantes. No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. A comissão de interação desenvolve diversas atividades como: “Roda de Música”, “Roda de Conversa”, “Jogos de Infância”, “Jogos de Mesa”, entre outros. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da acessibilidade, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes. Com isso o objetivo deste estudo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da acessibilidade, verificando de que forma essas atividades contribuem na vida pessoal e profissional dos participantes. Além disso, buscamos saber a opinião dos bolsistas acerca da existência do "Projeto Acessibilidade" dentro do Programa e quais deficiências eles consideram que deveriam ser mais abordadas nas atividades. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação e Acessibilidade. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os bolsistas participantes das interações. Identificamos que a participação nas interações com a temática da acessibilidade se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema, e após a participação nas atividades adquirem uma bagagem de conhecimento e uma nova visão em relação ao ser diferente, contextualizando assim a interação como agente atitudinal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-26T14:47:28Z
2019-08-26T14:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Vinicius Castelo de; CUNHA, Adrielle; ARAGÃO, Lucelia Maria Santos. Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140
identifier_str_mv SOUSA, Vinicius Castelo de; CUNHA, Adrielle; ARAGÃO, Lucelia Maria Santos. Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029025699856384