Atividades de interação social como promotora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diego Henrique Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira Neto, Cícero Targino, Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa.
id UFC-7_0be88c91b343db6d1d48bc8b7e440dd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42217
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Atividades de interação social como promotoraInteração socialAprendizagem cooperativaPACCEO presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa.2019-06-03T12:45:47Z2019-06-03T12:45:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217Costa, Diego Henrique AlbuquerqueFerreira Neto, Cícero TarginoNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42217Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:50.236895Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de interação social como promotora
title Atividades de interação social como promotora
spellingShingle Atividades de interação social como promotora
Costa, Diego Henrique Albuquerque
Interação social
Aprendizagem cooperativa
PACCE
title_short Atividades de interação social como promotora
title_full Atividades de interação social como promotora
title_fullStr Atividades de interação social como promotora
title_full_unstemmed Atividades de interação social como promotora
title_sort Atividades de interação social como promotora
author Costa, Diego Henrique Albuquerque
author_facet Costa, Diego Henrique Albuquerque
Ferreira Neto, Cícero Targino
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author_role author
author2 Ferreira Neto, Cícero Targino
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diego Henrique Albuquerque
Ferreira Neto, Cícero Targino
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Aprendizagem cooperativa
PACCE
topic Interação social
Aprendizagem cooperativa
PACCE
description O presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T12:45:47Z
2019-06-03T12:45:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217
identifier_str_mv COSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028994724921344