Atividades de interação social como promotora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa. |
id |
UFC-7_0be88c91b343db6d1d48bc8b7e440dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42217 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de interação social como promotoraInteração socialAprendizagem cooperativaPACCEO presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa.2019-06-03T12:45:47Z2019-06-03T12:45:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217Costa, Diego Henrique AlbuquerqueFerreira Neto, Cícero TarginoNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42217Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:50.236895Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de interação social como promotora |
title |
Atividades de interação social como promotora |
spellingShingle |
Atividades de interação social como promotora Costa, Diego Henrique Albuquerque Interação social Aprendizagem cooperativa PACCE |
title_short |
Atividades de interação social como promotora |
title_full |
Atividades de interação social como promotora |
title_fullStr |
Atividades de interação social como promotora |
title_full_unstemmed |
Atividades de interação social como promotora |
title_sort |
Atividades de interação social como promotora |
author |
Costa, Diego Henrique Albuquerque |
author_facet |
Costa, Diego Henrique Albuquerque Ferreira Neto, Cícero Targino Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Neto, Cícero Targino Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Diego Henrique Albuquerque Ferreira Neto, Cícero Targino Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social Aprendizagem cooperativa PACCE |
topic |
Interação social Aprendizagem cooperativa PACCE |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender a opinião dos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará, em especial dos articuladores de grupos de estudo, acerca de como as atividades propostas pela comissão de Interação influenciam na capacidade cooperativa dos participantes. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa baseia-se nos cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson, sendo eles: Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva. As atividades de Interação tem o propósito de aplicar os cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson através de exercícios mais informais que visam o lazer e a descontração dos bolsistas, visto que varias outras atividades da bolsa aplicam a Aprendizagem Cooperativa visando a formação do articulador de maneira mais formal, apresentando a metodologia e o modo como inseri-la em sua célula de estudo. Nosso artigo visa atinar a opinião dos bolsistas do PACCE acerca da aplicação dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa e o impacto destas atividades no seu aprendizado. Assim, através de uma metodologia de investigação qualitativa, tentaremos entender como as atividades de interação estão ajudando os bolsistas a terem atitudes mais cooperativas, dentro e fora do âmbito universitário, bem como quais as mudanças que poderiam auxiliar na maior eficácia da aplicação da metodologia nas atividades de interações ofertadas pelo Programa. Logo, nosso trabalho buscará no final da pesquisa realizada analisar se a Interação social realmente possui algum impacto quanto à aplicação dos pilares da Aprendizagem Cooperativa na vida dos articuladores de grupos de estudo do Programa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-03T12:45:47Z 2019-06-03T12:45:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217 |
identifier_str_mv |
COSTA, Diego Henrique Albuquerque; FERREIRA NETO, Cícero Targino; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Atividades de interação social como promotora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028994724921344 |