A percepção dos professores de história sobre a formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Nahir Batista
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Magalhães Junior, Antonio Germano
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049
Resumo: A respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício.
id UFC-7_61b7f3c10e5e85171e53d6845d91e2bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39049
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A percepção dos professores de história sobre a formaçãoFormaçãoSaberes e práticasProfessores de HistóriaA respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício.2019-01-23T14:02:45Z2019-01-23T14:02:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049Ferreira, Maria Nahir BatistaMagalhães Junior, Antonio Germanoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39049Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:46.367680Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores de história sobre a formação
title A percepção dos professores de história sobre a formação
spellingShingle A percepção dos professores de história sobre a formação
Ferreira, Maria Nahir Batista
Formação
Saberes e práticas
Professores de História
title_short A percepção dos professores de história sobre a formação
title_full A percepção dos professores de história sobre a formação
title_fullStr A percepção dos professores de história sobre a formação
title_full_unstemmed A percepção dos professores de história sobre a formação
title_sort A percepção dos professores de história sobre a formação
author Ferreira, Maria Nahir Batista
author_facet Ferreira, Maria Nahir Batista
Magalhães Junior, Antonio Germano
author_role author
author2 Magalhães Junior, Antonio Germano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Nahir Batista
Magalhães Junior, Antonio Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Saberes e práticas
Professores de História
topic Formação
Saberes e práticas
Professores de História
description A respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T14:02:45Z
2019-01-23T14:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028735337627648