A percepção dos professores de história sobre a formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049 |
Resumo: | A respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício. |
id |
UFC-7_61b7f3c10e5e85171e53d6845d91e2bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39049 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores de história sobre a formaçãoFormaçãoSaberes e práticasProfessores de HistóriaA respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício.2019-01-23T14:02:45Z2019-01-23T14:02:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049Ferreira, Maria Nahir BatistaMagalhães Junior, Antonio Germanoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39049Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:46.367680Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
title |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
spellingShingle |
A percepção dos professores de história sobre a formação Ferreira, Maria Nahir Batista Formação Saberes e práticas Professores de História |
title_short |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
title_full |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
title_fullStr |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
title_sort |
A percepção dos professores de história sobre a formação |
author |
Ferreira, Maria Nahir Batista |
author_facet |
Ferreira, Maria Nahir Batista Magalhães Junior, Antonio Germano |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Junior, Antonio Germano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Nahir Batista Magalhães Junior, Antonio Germano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Saberes e práticas Professores de História |
topic |
Formação Saberes e práticas Professores de História |
description |
A respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-23T14:02:45Z 2019-01-23T14:02:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298. 2176 1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298. 2176 1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735337627648 |