Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866 |
Resumo: | O estudo analisou a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 e as respectivas Diretrizes curriculares nos cursos de Licenciatura em História de três universidades públicas do Estado de Mato Grosso, os impactos na formação inicial de professores e no ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas da educação básica. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais e documentais. |
id |
UFGD-6_73af504de0b8c4cc4978e2db537e3982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4866 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígenaFormação de professores. História afro-brasileira e indígena. Saberes e práticas docentes.O estudo analisou a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 e as respectivas Diretrizes curriculares nos cursos de Licenciatura em História de três universidades públicas do Estado de Mato Grosso, os impactos na formação inicial de professores e no ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas da educação básica. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais e documentais.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 80 - 1042175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866/2558Cerezer, Osvaldo MariottoGuimarães, Selvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4866Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
title |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
spellingShingle |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena Cerezer, Osvaldo Mariotto Formação de professores. História afro-brasileira e indígena. Saberes e práticas docentes. |
title_short |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
title_full |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
title_fullStr |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
title_sort |
Formação de professores de História e ensino de História afro-brasileira e indígena |
author |
Cerezer, Osvaldo Mariotto |
author_facet |
Cerezer, Osvaldo Mariotto Guimarães, Selva |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Selva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerezer, Osvaldo Mariotto Guimarães, Selva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. História afro-brasileira e indígena. Saberes e práticas docentes. |
topic |
Formação de professores. História afro-brasileira e indígena. Saberes e práticas docentes. |
description |
O estudo analisou a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 e as respectivas Diretrizes curriculares nos cursos de Licenciatura em História de três universidades públicas do Estado de Mato Grosso, os impactos na formação inicial de professores e no ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas da educação básica. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais e documentais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4866/2558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 80 - 104 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668535230464 |