Dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maura Isabel da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
Resumo: CONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
id UFC-7_6261e2acb9dc4b1360f335a65697a733
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37638
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling DislexiaDislexiaTDHATranstorno de Déficit de Atenção,CONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.Esta monografia teve como objetivo mostrar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, principalmente na leitura e na escrita, caracterizando, assim, o problema que representa a dislexia. Para tanto, procurou-se conceituar o que é dislexia, dentro da perspectiva de várias teorias defendidas por alguns autores, tais como Strauss e Werner, Kephart, Gtman, Barsch, Frostig, dentre outros. Verificou-se que, as instituições de ensino, principalmente as públicas, não possuem profissionais gabaritados que possam identificar alunos com problemas de dislexia. Por outro lado observou-se que os próprios professores, bem como os pais desses alunos, sozinhos, não conseguem identificar os sintomas da dislexia, e assim não proporcionam um ambiente satisfatório para que os alunos disléxicos possam atingir seus objetivos, como as demais crianças consideradas normais. O importante é verificar se o problema apresentado pelo aluno é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, podem ocorrer mais de um transtorno ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a presença da dislexia associada a um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção, mais comumente conhecido pelo freqüente sintoma de hiperatividade. Nesses casos, nesta monografia constatou-se que uma avaliação médica se faz necessária, para mostrar aos profissionais de educação que crianças hiperativas não são obrigatoriamente normais, podendo, assim, apresentar sintomas disléxicos.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesConceição, Maura Isabel da2018-11-23T18:00:33Z2018-11-23T18:00:33Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfConceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T18:00:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37638Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:31.393676Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia
title Dislexia
spellingShingle Dislexia
Conceição, Maura Isabel da
Dislexia
TDHA
Transtorno de Déficit de Atenção,
title_short Dislexia
title_full Dislexia
title_fullStr Dislexia
title_full_unstemmed Dislexia
title_sort Dislexia
author Conceição, Maura Isabel da
author_facet Conceição, Maura Isabel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Maura Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
TDHA
Transtorno de Déficit de Atenção,
topic Dislexia
TDHA
Transtorno de Déficit de Atenção,
description CONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2018-11-23T18:00:33Z
2018-11-23T18:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Conceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
identifier_str_mv Conceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028881421041664