Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Cezar Augusto, 1971-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60207
Resumo: Orientadora: Francéli Brizolla.
id UFPR_a02a2cd4d3ed1ceeb0b8af6d6ae3802e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60207
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Schneider, Cezar Augusto, 1971-Brizolla, FranceliUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral2019-04-12T15:31:17Z2019-04-12T15:31:17Z2018https://hdl.handle.net/1884/60207Orientadora: Francéli Brizolla.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em CiênciasInclui referênciasA inclusão em nosso país não é vista de forma maneira correta. A falta de educadores preparados para atender estes estudantes, de uma forma que os mesmos se sintam inseridos no contexto escolar, é um dos vários problemas na inclusão, pois o educador tem que ter a sensibilidade nas abordagens destes estudantes. Dentre as várias deficiências, seja elas físicas ou não, existem casos de dificuldades de aprendizagem, onde muitas vezes estes estudantes são descritos como preguiçosos, avoados ou que vivem no mudo da lua. Por isso este trabalho tem como centro, a prática docente com estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. O estudante com TDAH, tem as funções cerebrais diferenciadas, e acabam desmotivados por nós professores, alguns são medicalizados ( que em parte fui contra) para atenuar suas dificuldades, e, falarei sobre os mesmos e a preocupação dos pais e professores com estes estudantes, e a luta por alternativas para amenizar estes problemas.35 p.application/pdfTranstorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)DislexiaVivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-losinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCEZAR AUGUSTO SCHNEIDER.pdfapplication/pdf491086https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60207/1/CEZAR%20AUGUSTO%20SCHNEIDER.pdf8569faff6e3d03c07c53987c856f8750MD51open access1884/602072019-04-12 12:31:17.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60207Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-04-12T15:31:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
title Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
spellingShingle Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
Schneider, Cezar Augusto, 1971-
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)
Dislexia
title_short Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
title_full Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
title_fullStr Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
title_full_unstemmed Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
title_sort Vivências do estágio em minha trajetória acadêmica : estudantes com transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. o desafio de incluí-los
author Schneider, Cezar Augusto, 1971-
author_facet Schneider, Cezar Augusto, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brizolla, Franceli
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Cezar Augusto, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)
Dislexia
topic Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)
Dislexia
description Orientadora: Francéli Brizolla.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-12T15:31:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-12T15:31:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60207
url https://hdl.handle.net/1884/60207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60207/1/CEZAR%20AUGUSTO%20SCHNEIDER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8569faff6e3d03c07c53987c856f8750
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898887862157312