O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Clemilda de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Claudia Lima da, Costa, Lara Bruna Gama, Bustamante Junior, Juan de Dios
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226
Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. .
id UFC-7_629659443373613b4335e38f4a554417
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42226
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016Pacce - Programa de AprendizagInclusãoAcessibilidadeO objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. .2019-06-03T12:53:37Z2019-06-03T12:53:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226Pereira, Clemilda de SousaSilva, Claudia Lima daCosta, Lara Bruna GamaBustamante Junior, Juan de Diosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:37:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:03.540467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
title O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
spellingShingle O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
Pereira, Clemilda de Sousa
Pacce - Programa de Aprendizag
Inclusão
Acessibilidade
title_short O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
title_full O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
title_fullStr O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
title_full_unstemmed O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
title_sort O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
author Pereira, Clemilda de Sousa
author_facet Pereira, Clemilda de Sousa
Silva, Claudia Lima da
Costa, Lara Bruna Gama
Bustamante Junior, Juan de Dios
author_role author
author2 Silva, Claudia Lima da
Costa, Lara Bruna Gama
Bustamante Junior, Juan de Dios
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Clemilda de Sousa
Silva, Claudia Lima da
Costa, Lara Bruna Gama
Bustamante Junior, Juan de Dios
dc.subject.por.fl_str_mv Pacce - Programa de Aprendizag
Inclusão
Acessibilidade
topic Pacce - Programa de Aprendizag
Inclusão
Acessibilidade
description O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. .
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T12:53:37Z
2019-06-03T12:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226
identifier_str_mv PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028737780809728